Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Error ao compilar o código exemplo blink

Arduino: 1.8.12 (Mac OS X), Board: "NodeMCU 0.9 (ESP-12 Module), 80 MHz, Flash, Legacy (new can return nullptr), All SSL ciphers (most compatible), 4MB (FS:2MB OTA:~1019KB), v2 Lower Memory, Disabled, None, Only Sketch, 115200"

env: python3: No such file or directory exit status 127 Error compiling for board NodeMCU 0.9 (ESP-12 Module).

Ao compilar o código do blink esta ocorrendo esse problema alguma ideia de como resolver?

2 respostas

Bem descobrir que a versão do Border manager para o ESP8266 que estava usando era a 2.7 removi essa versão e instalei a 2.3.0 conforme a aula do professor e funcionou. Gostaria de saber o motivo de não funcionar na 2.7 tem que fazer alguma configuração a mais?

Oi Jedson, como você está?

Isso ocorre porque a versão 2.7 utiliza o Python3, já a versão 2.3 utiliza o Python2 e do Python2 para o 3, houve um upgrade muito grande em relação sintaxe de código e novas funcionalidades que antes não existiam no Python2. Na documentação do Board Manager, diz que um dos pré requisitos para usuários de Linux e Mac, é que tenha o Python3 instalado na máquina.

E pelo log de erro, você não possui o Python3 instalado, provável que você tenha a versão 2, que já vem instalada no computador. Caso você instale o Python3, é esperado que tenha sucesso com a versão 2.7, para instalá-la basta digitar no terminal:

brew install python3

Qualquer coisa é só falar. Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software