Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

ERROR 1045 (28000): Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)

Eu literalmente fiz tudo que deveria fazer na aula, mas mesmo assim não compila.

Classe application.properties:

spring.datasource.url=jdbc:mysql://localhost/vollmed_api
spring.datasource.username=root
spring.datasource.password=root

Então abri o terminal com mysql -u root -p pediu o pass eu coloquei root

e nada.

aliás, eu segui os passos do Canavelle, da aula de java, de liberar variáveis do sistema, mas com mysql 8.0 e java 17, as folders bin. mesmo assim, nada. por favor, ajudem!

3 respostas

Oi!

Provavelmente quando vocÊ instalou o MySQL no computador deve ter colocado outra senha para o usuário root.

Tenta logar sem senha no terminal:

mysql -u root

Veja se vai entrar no MySQL. Caso funcione, significa que seu MySQL está sem senha e nesse caso atualize o application.properties:

spring.datasource.url=jdbc:mysql://localhost/vollmed_api
spring.datasource.username=root
spring.datasource.password=

Oiiii Caneppele. Olha só que engraçado: sem colocar - p (password), ele NEM entra no MySQL.

PS C:\Users\diego\OneDrive\Área de Trabalho\TI\Curso Spring boot 3 api rest em java> mysql -u root
ERROR 1045 (28000): Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO)
solução!

Então o seu MySQL tem senha sim.

Tenta logar no terminal com o comando:

mysql -u root -p

E após dar enter, digite a senha root. Se não entrar, é porque sua senha é outra e você vai precisar lembrar dela.

Em último caso, você pode desinstalar o MySQL e instalar novamente, lembrando de colocar a senha como root durante a instalação.