Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Erro: Your template was not saved as valid UTF-8

Fiz o exercício mas está apresentando erro o seguinte erro na formatação em UTF-8:

Your template was not saved as valid UTF-8. Please either specify UTF-8 as the encoding for your template in your text editor, or mark the template with its encoding by inserting the following as the first line of the template:

Tentei especificar no HTML com:

<!DOCTYPE html>

Mas também não resolveu e continua dando a mesma mensagem.

Existe algum arquivo de configuração que informamos usar o UTF-8?

Ou será outro problema?

10 respostas

O charset no é HTML é definido pela tag meta, dentro do head. Não entendi direito se foi isso que você fez, mas segue o código.

<html>
    <head>
        <meta charset="utf-8">
    </head>
</html>

Oi Winstein, essa foi a primeira coisa que tentei, e sem sucesso... acredito que é alguma configuração em algum arquivo do próprio framework. Mexi em alguns arquivos como o config/application.rb que tinha alguma configuração que parecia ser pra isso, mas foi sem sucesso.

Qual editor você está usando?

Notepad ++

E instalei o sublime text 3 tbem.

Haylson, em ambos o encoding padrao no windows é cp-1252, que é basicamente latin1. No sublime tem uma opcao Save with encoding. Chegou a testar com UTF8 ai?

Vou verificar isso é digo aqui se deu certo depois. Mas obrigado pela dica, vou verificar esse detalhe. Abraço

solução!

Era isso mesmo Paulo, obrigado pela ajuda. Alterei no Notepad++ pra codificação UTF-8 e resolveu.

Haylson, se possível, você envia uma sugestão de mudança nesse exercício/capítulo para incluir essa informação? Não sei exatamente onde você preciso disso, e certamente outras pessoas passarao por essa dificuldade. Ou me dizeer melhor onde apareceu

Foi logo no primeiro exercício do curso, no primeiro HTML feito no curso que apareceu o problema para mim. Utilizei o notepad++, não cheguei a verificar no sublime text.