Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Erro: Your template was not saved as valid UTF-8

Fiz o exercício mas está apresentando erro o seguinte erro na formatação em UTF-8:

Your template was not saved as valid UTF-8. Please either specify UTF-8 as the encoding for your template in your text editor, or mark the template with its encoding by inserting the following as the first line of the template:

Tentei especificar no HTML com:

<!DOCTYPE html>

Mas também não resolveu e continua dando a mesma mensagem.

Existe algum arquivo de configuração que informamos usar o UTF-8?

Ou será outro problema?

10 respostas

O charset no é HTML é definido pela tag meta, dentro do head. Não entendi direito se foi isso que você fez, mas segue o código.

<html>
    <head>
        <meta charset="utf-8">
    </head>
</html>

Oi Winstein, essa foi a primeira coisa que tentei, e sem sucesso... acredito que é alguma configuração em algum arquivo do próprio framework. Mexi em alguns arquivos como o config/application.rb que tinha alguma configuração que parecia ser pra isso, mas foi sem sucesso.

Qual editor você está usando?

Notepad ++

E instalei o sublime text 3 tbem.

Haylson, em ambos o encoding padrao no windows é cp-1252, que é basicamente latin1. No sublime tem uma opcao Save with encoding. Chegou a testar com UTF8 ai?

Vou verificar isso é digo aqui se deu certo depois. Mas obrigado pela dica, vou verificar esse detalhe. Abraço

solução!

Era isso mesmo Paulo, obrigado pela ajuda. Alterei no Notepad++ pra codificação UTF-8 e resolveu.

Haylson, se possível, você envia uma sugestão de mudança nesse exercício/capítulo para incluir essa informação? Não sei exatamente onde você preciso disso, e certamente outras pessoas passarao por essa dificuldade. Ou me dizeer melhor onde apareceu

Foi logo no primeiro exercício do curso, no primeiro HTML feito no curso que apareceu o problema para mim. Utilizei o notepad++, não cheguei a verificar no sublime text.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software