3
respostas

Erro: Unable to load class 'org.gradle.initialization.BuildCompletionListener'.

Boa noite!

Ao inicializar o projeto o Android Studio está apresentando o erro abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Realizei o processo de Invalidate Caches, porém o erro persiste. Sabe o que faço para corrigir?

3 respostas

Olá Stéfano, tudo bem?

Esse erro pode estar relacionado a uma incompatibilidade entre as versões do Gradle e do Android Studio. Uma possível solução seria atualizar a versão do Gradle no arquivo "build.gradle" do projeto.

Para isso, você pode tentar seguir os seguintes passos:

  1. Abra o arquivo "build.gradle" do projeto;
  2. Na seção "dependencies", altere a versão do Gradle para uma mais recente, como por exemplo: classpath 'com.android.tools.build:gradle:4.1.3';
  3. Sincronize o projeto clicando em "Sync Now" na barra de ferramentas.

Caso isso não resolva o problema, você pode tentar também atualizar a versão do Android Studio para a mais recente, ou ainda, criar um novo projeto e copiar o código fonte para o novo projeto.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Boa noite, Matheus. Tudo ótimo, e com você?

Tentei as orientações que me passou e elas geraram alguns downloads de atualização, porém posteriormente apresentou o erro abaixo:

Failed to notify dependency resolution listener. 'void org.gradle.api.artifacts.DependencySubstitutions$Substitution.with(org.gradle.api.artifacts.component.ComponentSelector)'

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pesquisei no Chat GPT, e ele me forneceu as instruções abaixo, porém sem sucesso.

O erro "Failed to notify dependency resolution listener. 'void org.gradle.api.artifacts.DependencySubstitutions$Substitution.with(org.gradle.api.artifacts.component.ComponentSelector)'" pode ser resolvido seguindo as etapas abaixo:

Certifique-se de que você está usando a versão correta do Gradle. Verifique o arquivo build.gradle do seu projeto e certifique-se de que a versão do Gradle seja compatível com o Android Studio que você está usando. Você pode encontrar a versão correta do Gradle no site oficial do Gradle.

  1. Limpe o cache do Android Studio. Vá para "File" (Arquivo) -> "Invalidate Caches / Restart" (Invalidar Caches / Reiniciar) e selecione a opção "Invalidate and Restart" (Invalidar e Reiniciar). Isso irá limpar o cache do Android Studio e reiniciá-lo.

  2. Atualize as dependências do Gradle. No arquivo build.gradle do seu projeto, verifique se todas as dependências estão atualizadas para suas versões mais recentes. Você pode usar o botão "Sync Now" (Sincronizar Agora) na barra de ferramentas do Android Studio para atualizar as dependências.

  3. Verifique se há conflitos de dependência. Às vezes, as dependências podem entrar em conflito umas com as outras, causando erros de compilação. Verifique o arquivo build.gradle do seu projeto e certifique-se de que não há dependências duplicadas ou conflitantes.

  4. Execute uma nova sincronização do Gradle. Vá para "File" (Arquivo) -> "Sync Project with Gradle Files" (Sincronizar Projeto com Arquivos do Gradle) para forçar uma sincronização completa do projeto com as configurações do Gradle.

  5. Se todas as etapas anteriores não resolverem o problema, tente limpar e reconstruir o projeto. Vá para "Build" (Compilar) -> "Clean Project" (Limpar Projeto) e, em seguida, "Build" (Compilar) -> "Rebuild Project" (Reconstruir Projeto).

  6. Se após seguir essas etapas o erro persistir, pode ser necessário investigar mais a fundo as configurações do Gradle e as dependências específicas do seu projeto para identificar a causa raiz do problema.

Bom dia, Matheus. Tudo bem com você?

Consegui solucionar o erro. Embora eu já tivesse removido e instalado o Android Studio novamente, ontem resolvi ir além (embora já tivesse que ter feito isso. Hahaha!).

Além de remover novamente o aplicativo do Android Studio, deletei todos os registros dele no Regedit. Feito isso, instalei novamente o aplicativo e ele funcionou perfeitamente, sem apresentar nenhum erro de Gandle.

Muito obrigado pelo auxílio! Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software