1
resposta

ERRO SSL

Não consigo instalar nenhuma biblioteca pelo venv, no terminal e aparece sempre o mesmo erro: o terminal já está ativado mas nada instala.

Could not fetch URL https://pypi.org/simple/pip/: There was a problem confirming the ssl certificate: HTTPSConnectionPool(host='pypi.org', port=443): Max retries exceeded with url: /simple/pip/ (Caused by SSLError("Can't connect to HTTPS URL because the SSL module is not available.")) - skipping

1 resposta

O erro que você está enfrentando está relacionado a um problema com o módulo SSL no Python. Parece que o ambiente virtual não está configurado corretamente para lidar com conexões seguras (HTTPS). Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para resolver esse problema:

  1. Verifique se o Python foi compilado com suporte SSL: Certifique-se de que o Python que está sendo usado para criar o ambiente virtual foi compilado com suporte SSL. Isso geralmente é incluído por padrão na maioria das distribuições Python, mas, em alguns casos, pode ser necessário reinstalar o Python com suporte SSL.

  2. Atualize o pip: Às vezes, problemas de certificados SSL podem ser corrigidos simplesmente atualizando o pip para a versão mais recente. Execute o seguinte comando no terminal:

    python -m pip install --upgrade pip
    
  3. Instale o pacote certifi: Certifique-se de que o pacote certifi está instalado no seu ambiente virtual. Esse pacote fornece um conjunto de certificados confiáveis. Você pode instalá-lo com o seguinte comando:

    pip install certifi
    
  4. Instale o pacote openssl: Em alguns casos, a ausência do OpenSSL pode causar problemas com as conexões SSL. Tente instalar o pacote openssl no seu sistema. Dependendo do sistema operacional, você pode fazer isso com o seguinte comando:

    • No Ubuntu/Debian:

      sudo apt-get install libssl-dev
      
    • No Fedora:

      sudo dnf install openssl-devel
      
    • No macOS (usando o Homebrew):

      brew install openssl
      
    • No Windows, você pode precisar baixar e instalar o OpenSSL manualmente.

Depois de seguir essas etapas, tente criar e ativar seu ambiente virtual novamente e veja se o problema persiste ao instalar bibliotecas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software