C:\Users\NoteBrao>sqlplus 'sqlplus' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
C:\Users\NoteBrao>sqlplus 'sqlplus' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
Valter
Você instalou o Oracle Database Express e dicionar o Oracle no PATH do Windows ??
sim instalei o oracle database express e o path setx PATH "%PATH%;C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin" /M
Valter
você consegue executar o sqlplus dentro da pasta C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin ??
Passe o valor da variável path completo pra gente verificar. Esta lá em propriedades do sistema, variáveis do ambiente, variáveis do sistema, Path.
Boa tarde Jefferson.
Pelo caminho que voce passou abre o sqlplus normalmente, ja pedindo o usuario e a senha, e ja conecta.
Agora nas variaveis de ambiente esta apenas assim o Path C:\oraclexe\app\ora . Devo alterar e colocar assim C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin" /M
Valter
Eu sei que na aula esta solicitando executar o comando
setx PATH "%PATH%;C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin" /M
Mas aconteceu alguma coisa na hora de você executar que ficou incompleto, apenas C:\oraclexe\app\ora
Eu recomendo ir manualmente em propriedades do sistema, variáveis do ambiente, variáveis do sistema e editar a variável Path com apenas o caminho, sem esse /M
C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin
Não esqueça de colocar o ; para separar os caminhos ja incluidos anteriomente.
Feche todas as janelas, incluse as janelas do prompt e abra uma nova e teste o comando sqlplus
Não deu certo.
Passe o valor da variável Path.
Você é o administrador da máquina ?? Esta executando como administrador ??
Jefferson desisntalei tudo reinstalei, e fui na variavel do path e coloquei C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin e agora deu certo.
Muito obrigado pela ajuda, e desculpe o incomodo.