2
respostas

Erro Sintaxe 4-Boas Práticas de Programação

Oie!

Estou fazendo o exercício e ao fazer o código, na última linha do código em JavaScript onde coloco o else e abro as chaves para emitir o alert, o programa Visual Code mostra que essas chaves estão erradas. Quando abro o site via html, o console log mostra que há um erro de sintaxe neste caracter "{". No entanto não entendo como pode estar errado. Mesmo no código demonstrado no vídeo da escola os instrutores colocam as chaves e entendo que isso é o correto. O que tem de errado com o meu código? Por favor, notem que a penúltima "{" do código está com um sublinhado vermelho. Uma observação importante: quando retiro essas últimas chaves, o jogo funciona normalmente.

Veja as imagens e exemplos a seguir:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Imagem do erro da sintaxe conforme código acima:

Tiro as chaves:

Jogo funcionando normalmente sem as últimas chaves:

2 respostas

Oi Monica! Como vai?

A condição else (tentativas < 1) está incorreta, pois o else não deve ter uma condição. O else é usado para capturar todos os outros casos que não foram capturados pelo if anterior.

Você deve remover a condição do else para corrigir o erro de sintaxe. Veja como deve ficar:

if (tentativas > 1) {
    alert(`Isso aí! Você descobriu o Número Secreto ${numeroSecret} com ${tentativas} tentativas`);
} else {
    alert(`Isso aí! Você descobriu o Número Secreto ${numeroSecret} com ${tentativas} tentativa`);
}

Outra coisa, recomendo que para nome de arquivo não deixe espaços ou caracteres especiais, o arquivo do seu código está escrito como Jogo Número Secreto.js, o que não é uma boa prática, então, altere para jogoNumeroSecreto.js.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Armanooooo......não creio que cometi esse erro! Eu vi e revi o vídeo da aula 252072425204527062 vezes, linha por linha, e não tinha notado que havia deixado esta condição entre parêntesis, o "(tentativas < 1)". Estou inconformada com minha falta de atenção ¬¬ ! Da próxima vez vou me atentar melhor! Ainda bem que você existe! :P Obrigada!

Ah, e agradeço também a dica para o nome do arquivo. Uma dúvida sobre isso: ao fazer um backup e depois ao resolver abrí-lo em outro momento, o fato do arquivo estar salvo com letra maiúscula pode resultar em algum bug no nome do arquivo? Ou o computador não liga de estar com letra maiúscula? Questiono pois li uma vez que o correto é salvar tudo com letra minúscula, sem espaçamento, e se quiser dar tipo um espaçamento entre as palavras, que o correto era usar um hífen, exemplo: "jogo-numerosecreto", "jogo-numero-secreto", ou mesmo tudo junto "jogonumerosecreto".

Agradeço desde já seu tempo e atenção!