Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro "Public Key Retrieval is not allowed" ao fazer Test Connection no Dbeaver. Como resolver?

Olá. Na aula 1, vídeo 5: configurando o banco, ao usar o Dbeaver ao clicar no botão Test Connection aparece a seguinte mensagem de erro: Public Key Retrieval is not allowed. Já pesquisei na internet e não encontrei solução para esse erro. Alguém pode me ajudar?

2 respostas

Na string de conexão você pode incluir a opção "allowPublicKeyRetrieval=true", exemplo:

jdbc:mysql://localhost:3306/db?allowPublicKeyRetrieval=true&useSSL=false

Para usuários do DBeaver:

Clique com o botão direito na sua conexão, escolha "Editar Conexão"

Na tela "Configurações de conexão" (tela principal), clique em "Editar configurações do driver"

Clique em "Propriedades da conexão"

Clique com o botão direito na área "propriedades do usuário" e escolha "Adicionar nova propriedade"

Adicione duas propriedades: "useSSL" e "allowPublicKeyRetrieval"

Defina seus valores como "false" e "true" clicando duas vezes na coluna "value"

solução!

Olá, Otávio! Grato pela tua resposta.

Mano, eu fiz o que você disse, mas não deu certo. Eu inseri o código na String de conexão, logo após o código do TimeZone:

spring.datasource.url =  jdbc:mysql://localhost:3306/alura?useTimezone=true&serverTimezone=UTC?allowPublicKeyRetrieval=true&useSSL=false 

Não sei se está certo assim, mas deixei o DBeaver de lado. Já que o DBeaver, no curso, está sendo usado só para visualizar o banco de dados, eu estou acessando direto pela linha de comando e estou seguindo o curso sem ele.

Abraço.