3
respostas

Erro "Porta de Entrada não encontrada" - IDE IntelliJ

Não estou conseguindo instalar o IDE IntelliJ, apresenta o erro "Porta de Entrada não encontrada". Alguém sabe me dizer como resolver o erro reportado acima?

3 respostas

Olá, Julio!

O erro "Porta de Entrada não encontrada" geralmente ocorre quando a porta necessária para a instalação do IntelliJ está bloqueada ou em uso por outro programa. Para resolver esse problema, você pode tentar as seguintes soluções:

1. Verifique se a porta está sendo usada por outro programa: Você pode usar o comando netstat -ano no prompt de comando (no Windows) ou lsof -i :<porta> no terminal (no Linux/Mac) para verificar se a porta está sendo usada por outro processo. Se estiver, você pode encerrar o processo ou escolher uma porta diferente para a instalação do IntelliJ, e depois Após encontrar a porta 8080, verificar o número do PID que se encontra a frente, depois da coluna "Estado"; Digite o comando a seguir no prompt, sem as aspas: tskill "NÚMERO DO PID"

Pressione enter e verifique se outro processo está usando a porta;

Se o comando "tskill" não funcionar, use o seguinte, sem as aspas:

taskkill -f -im "NÚMERO DO PID"

1. Desative temporariamente o firewall ou o antivírus: Às vezes, o firewall ou o antivírus podem bloquear a porta necessária para a instalação do IntelliJ. Tente desativar temporariamente esses programas e execute a instalação novamente.

2. Execute a instalação como administrador: No Windows, tente executar o instalador do IntelliJ como administrador clicando com o botão direito do mouse no arquivo de instalação e selecionando "Executar como administrador". Isso pode ajudar a contornar problemas de permissões que possam estar causando o erro.

3. Verifique se a porta está configurada corretamente: Verifique se você está inserindo a porta correta durante a instalação do IntelliJ. Geralmente, a porta padrão é 8080, mas pode variar dependendo da configuração do seu ambiente.

Essas são algumas soluções comuns para resolver o erro "Porta de Entrada não encontrada" ao instalar o IntelliJ. Espero que uma delas funcione para você. Se ainda estiver enfrentando problemas, recomendo buscar mais informações na documentação oficial do IntelliJ ou em fóruns de suporte da comunidade.

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
!

Vitor, obrigado pela ajuda. Porém, não entendi a sua explicação, não tenho conhecimento técnico na área de TI, atuo na área de produtos, por isso, estou tendo muita dificuldade em aplicar a configuração necessária para realizar a instalação do IDE IntelliJ.

OLá Julio!

Peço desculpas pela demora em obter um retorno

Peço desculpas se minha explicação ficou complexa, não era essa a minha intenção. Esse erro geralmente ocorre no Windows 10, que acredito ser o mesmo sistema que você usa. Encontrei 2 tutoriais que podem ajudar de forma mais visual, facilitando a correção do erro.

O primeiro é um artigo que se refere ao "ponto de entrada":

O segundo é um video em ingles, mas tem legenda e a respeito do mesmo erro, e pode lhe ajudar:

No mais, Julio recomendo, desinstalar o app e tentar reinstalar novamente

Espero, de algum modo, lhe fornecer um ajuda com essa questão do IntelliJ.

Abraços!