Boa noite! Excelente conteúdo. Fiquei na dúvida em como esses erros dos pontos flutuantes poderiam aparecer de forma prática em jogos e telas por exemplo.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite! Excelente conteúdo. Fiquei na dúvida em como esses erros dos pontos flutuantes poderiam aparecer de forma prática em jogos e telas por exemplo.
Olá,
Eu não fiz o curso e não sei qual o contexto, mas erro de ponto flutuante é algo que pode acontecer em qualquer lugar... um exemplo no jogo poderia ser no dinheiro do personagem, por exemplo, um produto Custo 10.000 e teoricamente o personagem tem 10.000, porém você usou ponto flutuante e internamente seu personagem tem 9.999,99999 e na sua lógica você colocou uma condição em que se o personagem tiver menos dinheiro que o custo do produto, ele não consegue comprar.
Eu já vi bugs de jogos 3D que o personagem "atravessa" o chão e cai eternamente por erro de ponto flutuante também, pois o chão e a posição do contato do jogador se invertem e em dado momento o pé do jogador está abaixo do chão, isso já gera várias cálculos de física sairem errado.
Ainda assim, ponto flutante é menor para armazenar e mais rápido para processar, pode e deve ser utilizado sempre que possível.
Abs