1
resposta

Erro ponto flutuante

Boa noite! Excelente conteúdo. Fiquei na dúvida em como esses erros dos pontos flutuantes poderiam aparecer de forma prática em jogos e telas por exemplo.

1 resposta

Olá,

Eu não fiz o curso e não sei qual o contexto, mas erro de ponto flutuante é algo que pode acontecer em qualquer lugar... um exemplo no jogo poderia ser no dinheiro do personagem, por exemplo, um produto Custo 10.000 e teoricamente o personagem tem 10.000, porém você usou ponto flutuante e internamente seu personagem tem 9.999,99999 e na sua lógica você colocou uma condição em que se o personagem tiver menos dinheiro que o custo do produto, ele não consegue comprar.

Eu já vi bugs de jogos 3D que o personagem "atravessa" o chão e cai eternamente por erro de ponto flutuante também, pois o chão e a posição do contato do jogador se invertem e em dado momento o pé do jogador está abaixo do chão, isso já gera várias cálculos de física sairem errado.

Ainda assim, ponto flutante é menor para armazenar e mais rápido para processar, pode e deve ser utilizado sempre que possível.

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software