4
respostas

Erro PhoneGap Build Aula 01

Pessoal,

Quando subo o zip pro Phone Gap a APK para Android não é gerada, somente pra Windows. Já tentei pelo zip disponibilizado pelo curso também.

Recebo o seguinte erro no Log:

FAILED

FAILURE: Build failed with an exception.

* What went wrong:
Execution failed for task ':processDebugResources'.
> com.android.ide.common.process.ProcessException: Failed to execute aapt

* Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output.

BUILD FAILED

Total time: 1.467 secs
Error: /project/gradlew: Command failed with exit code 1 Error output:
Note: Some input files use or override a deprecated API.
Note: Recompile with -Xlint:deprecation for details.
/project/build/intermediates/manifests/full/debug/AndroidManifest.xml:25:23-37: AAPT: No resource found that matches the given name (at 'icon' with value '@drawable/icon').

Warning: AndroidManifest.xml already defines debuggable (in http://schemas.android.com/apk/res/android); using existing value in manifest.
/project/build/intermediates/manifests/full/debug/AndroidManifest.xml:22: error: Error: No resource found that matches the given name (at 'icon' with value '@drawable/icon').

FAILURE: Build failed with an exception.

* What went wrong:
Execution failed for task ':processDebugResources'.
> com.android.ide.common.process.ProcessException: Failed to execute aapt

* Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output.
    at ChildProcess.whenDone (/project/cordova/node_modules/cordova-common/src/superspawn.js:169:23)
    at emitTwo (events.js:106:13)
    at ChildProcess.emit (events.js:191:7)
    at maybeClose (internal/child_process.js:877:16)
    at Process.ChildProcess._handle.onexit (internal/child_process.js:226:5)
4 respostas

Pela descrição do erro, parece que ele não achou o icone da aplicação. Verifique no seu arquivo config.xml se o caminho para o icone está certo. Exemplo:

<icon src="www/icon.png" />
    <gap:splash src="www/splash.png" />

Se o build estivesse sendo feito local, uma forma que eu acredito que resolvei o problema seria a seguinte, na pasta de sua aplicação deve existir uma pasta chamada platform. Bastaria copiar o arquivo do icone para a pasta platforms/android/res/drawable

Não sei como você subiu o ZIP para o Phonegap Build, mas, das vezes que eu usei, eu sempre usei ele via GIT. No meu caso, não subi as pastas "platforms" nem a "plugins", já que ao buildar ele vai seguir o que foi definido no config.xml

Oi Daniel.

Subi o arquivo zipado conforme foi ensinado. Não gerei nenhum config.xml. Onde posso ver isso?

Quando você cria um projeto pela linha de comando, digitando cordova create [nome_do_seu_projeto] ele sempre cria um arquivo config.xml.

Na pasta do seu projeto vai ter este arquivo, e quatro pastas, "WWW", "plugins", "hooks" e "platforms". Os arquivos do projeto vão ficar dentro da pasta "WWW"

Oi Fillippo,

Eu acho que foi um erro momentaneo no phonegap build, pq ele nao faz muito sentido. Esses erros que ele retornou tem a ver com a configuracao interna do projeto (como o Daniel percebeu), mas a gente nao faz essas configuracoes quando usa o Phonegap Build.

Eu acabei de testar aqui com o ZIP referencia do curso e ele conseguiu buildar no Phonegap Build pra Android. Entao imagino que foi algum problema do momento que vc tentou.

Tenta de novo la?