Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

erro PDOException

Quando tento rodar o arquivo conexao.php:

<?php
$pdo = new PDO("sqlite:banco.sqlite");
echo "Conectei" . PHP_EOL;

isso aparece:

PHP Fatal error:  Uncaught PDOException: could not find driver in /home/xadai/Documents/xadai-it-studies/programming-languages/php/php-pdo-projeto-inicial/conexao.php:3
Stack trace:
#0 /home/xadai/Documents/xadai-it-studies/programming-languages/php/php-pdo-projeto-inicial/conexao.php(3): PDO->__construct()
#1 {main}
  thrown in /home/xadai/Documents/xadai-it-studies/programming-languages/php/php-pdo-projeto-inicial/conexao.php on line 3

SO => Ubuntu 18.04.5 LTS PHP 7.4.16 Ajuda ai pessoal

8 respostas

Se for mais facil, alguem pode me dizer um jeito "correto" de desinstalar o php e instalar denovo, com os requisitos mencionados (pdo, sqlite, composer, as coisas tudo)

Olá, Xadai. Como você instalou o PHP? Teoricamente basta instalar a extensão do sqlite. Tente sudo apt install php7.4-sqlite. :-)

Desculpe a resposta para a primeira pergunta, mas eu ja mexi tanto que eu ja esqueci como instalei hehehe Rodei o comando que vc citou Vinicius, ele disse que ja esta na versao mais nova

Reading package lists... Done
Building dependency tree       
Reading state information... Done
Note, selecting 'php7.4-sqlite3' for regex 'php7.4-sqlite'
php7.4-sqlite3 is already the newest version (7.4.16-1+ubuntu18.04.1+deb.sury.org+1).
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 32 not upgraded.

Quando você digita php -m, pdo_sqlite aparece na lista?

Sim. Mas antes, ele da o mesmo warning:

PHP Warning:  PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlite' ...
solução!

Você editou o php.ini além de instalar a extensão? Se sim, desfaça sua alteração. Os pacotes deb já fazem isso pra você.

O comando para saber onde eles estao eh o php --ini ?

Sim, eu havia editado o php.ini. Antes: extension=pdo_sqlite Depois: ;extension=pdo_sqlite Agora ta funcionando, valeu!