1
resposta

Erro Padrao

Ola tudo bem ?

Uma duvida sobre o conceito do erro padrao, o STD para mim esta claro.

No exercicio é passado uma amostra que contem 10 barras de chocolate com seus respectivos pesos

mostra_10_pesos = pd.DataFrame({'Peso das barras de chocolate (g)': [99.4197, 101.821, 98.5708, 100.63, 94.7449, 99.3241, 97.6067, 100.679, 108.739, 99.0544]})

calcular o erro padrao basicamente é = std / np.sqrt(len(df))

porem o exercicio conclui o seguinte: "Em termos simples, enquanto o desvio padrão nos diz o quão espalhados estão os dados individuais, o erro padrão nos mostra o quão precisa é a média de uma amostra como estimativa da média da população."

Nosso data set mostra_10_pesos, deveria ser cada item uma media de uma amostra nao? em vez do valor de cada barra propriamente. Ex, item 1 99.41 em vez de ser o peso de uma barra unica, deveria ser a media de uma amostra de n=10 de uma populacao =N nao ? Caso nao, como consigo inferir o qual precisa é a media dessa minha amostra de n=10 em comparaçao com a media da populaçao se eu nao sei a media da populaçao?

Talvez tenha me fugido algum conceito. Se nao ficou claro a pergunta por gentileza me avisem que busco escrever de outra maneira. Muito obrigado pela contribuicao.

1 resposta

Oi Xavier, tudo bem?

O desvio padrão mostra o quão espalhados estão os dados em relação à média da amostra. Ele nos dá uma ideia da variação dos pesos das barras de chocolate em torno da média.

Já o erro padrão mede a precisão da média da amostra ao estimar a média da população. Ele é calculado dividindo o desvio padrão pelo número de observações na amostra (raiz quadrada do tamanho da amostra).

Você mencionou que cada item na amostra deveria ser uma média de uma amostra maior (n=10) para calcular o erro padrão. Na verdade, o erro padrão pode ser calculado diretamente a partir dos dados individuais da amostra, sem precisar que cada item seja uma média de outra amostra.

Portanto, mesmo sem conhecer a média da população, o erro padrão nos mostra quão precisa é a média da nossa amostra como uma estimativa da média da população. Um erro padrão menor indica que a média da amostra é uma boa estimativa da média populacional.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!