BOA TARDE !! estou recebendo o erro ora-12514 ao tentar me conecatar no banco via sql developer. O que devo fazer ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
BOA TARDE !! estou recebendo o erro ora-12514 ao tentar me conecatar no banco via sql developer. O que devo fazer ?
Olá Adriana, tudo bem?
Você pode verificar se na configuração da conexão contem o seguinte preenchimento:
1) Nome do Host: localhost;
2) Porta: 1521 - é a porta default;
3) SID; xe - nome default do banco de dados criado pelo Oracle XE.
Você poderia também acessar os serviços do windows e localizar o serviço OracleServiceXE e verificar se o status esta em execução como na imagem abaixo

Aguardo o seu retorno!
Veja tb se o Listener está ativo. Quando vc passa as credenciais (usuário, password, host e porta) a conexão bate primeiro no listener para identificar se existe um serviço atrelado ao banco de dados no qual esta solicitando informação. O Serviço do Windows que tem o processo do listener é sempre aquele que tem no do nome TNSListener no services do Wind