4
respostas

Erro no vagrant up

Bom dia, Estou com um problema para gerar a máquina virtual para o Vagrant.

Meu SO é Windows 10 Home Single Language 64bits

Meu processador tem suporte para o VT-x VT-d (intel i7-8565U)

Os recursos acima estão habilitados na BIOS

O Windows mostrar que a virtualização está habilitada (Gerenciador de tarefas-> aba de desempenho)

Eu consigo rodas máquinas virtuais nos Virtual Box (como para o curso de Shell Script, Linux e Docker da Alura)

Ao executar o comando "vagrant up", aparece o erro abaixo:

**There was an error while executing VBoxManage, a CLI used by Vagrant for controlling VirtualBox. The command and stderr is shown below.

Command: ["startvm", "e384f1ec-7fd1-4c70-aa05-08425ea7bb74", "--type", "headless"]

Stderr: VBoxManage: error: VT-x is not available (VERR_VMX_NO_VMX) VBoxManage: error: Details: code NS_ERROR_FAILURE (0x80004005), component ConsoleWrap, interface IConsole**

Instalei o VB para o Ubuntu (rodando dentro de uma máquina virtual) Mas no Virtual Box, em Configuracoes->Sistema-> ele não deixa eu selecionar a opção "Habilitar VT-X /AMD-aninhado"

Já quebrei a cabeça, mas não saí deste erro.. alguém poderia me dar uma luz? Obrigado.

4 respostas

Olá Davi, tudo bem? A principio pensei que você queria apenas criar mais uma máquina virtual usando o Vagrant diretamente na sua máquina física, porém você também informou que tentou "Habilitar VT-X /AMD-aninhado", então fiquei um pouco na dúvida, você quer criar a máquina virtual com o Vagrant na sua própria máquina física ou você quer criar a máquina virtual dentro da sua máquina virtual, fazendo o virtualização aninhada? Poderia explicar pra gente?

De ante mão, você pode parar todas as máquinas do VirtualBox e depois tentar executar o comando vagrant up e falar pra gente o resultado?

Eu tava tentando a virtualização aninhada pelo visto...

Tenho uma máquina virtual de ubuntu rodando no Virtual Box.. mas meu SO principal é o Windows Home..

Eu achei que tinha que fazer a virtualização aninhada para rodar o ansible... não é isso?

Apenas complementando...

Caso eu esteja enganado, preciso de um ajudinha sobre como posso fazer os exercícios do curso usando a minha máquina física que roda o Windows Home 64bits... Citou-se no curso uma ferramenta que podemos rodar comandos linux no windows, aparentemente... mas eu nunca a usei, então fiquei um pouco confuso nessa parte sobre como na prática vou conseguir fazer os exercícios deste curso..

Entendi Davi, bem você pode tentar usar o WSL (Subsistema Windows para Linux), bem a própria Microsoft tem esse um Guia de instalação do Subsistema Windows para Linux para Windows 10, também tem esse outro artigo bem legal que você pode aprender como fazer: WSL: Linux nativo no Windows, sem VM!.

Espero ter ajudado!