3
respostas

Erro no Terminal Pycharm Python

criei o arquivo conta.py , executei em Tools > Python or Debug Console. No terminal, executei ,

from conta import Conta 

Deu erro,

"ModuleNotFoundError: No module named 'conta'"

Como proceder?

3 respostas

Olá Heron, tudo bem ?

Desculpa pela demora no retorno.

Vou pedir que verifique se o seu arquivo está dentro da pasta do projeto e também que me mande um print semelhante a esse, para eu verificar com você.

obs: pode usar o site (https://imgur.com/) para mandar o print.

tela do PyCharm mostrando a sequencia das pastas nome_do_projeto e dentro o arquivo conta.py e também indicando qual interpretador está sendo utilizado

Fico no aguardo, bons estudos.

https://imgur.com/a/rIIL0Ks

Desculpa pela demora, realizei o procedimento, mas mesmo assim, não funcionou.

Olá Heron.

Aparentemente o problema é com PATH do projeto, que provavelmente está diferente do que está sendo importado no Python Console. Vou mostrar abaixo alguns passos que você pode tentar:

Primeiro teste: Clicar com o botão esquerdo do mouse na pasta do projeto e marcar o diretório do projeto como "root/raiz". Após isso, clique no símbolo de recarregar o Python Console (o primeiro ícone verde com uma setinha de recarregar)

print da tela mostrando opções que aparecem depois de apertar o botão esquerdo na pasta do projeto

Segundo teste: Abrir o Console do Python e adicionar o caminho da pasta manualmente. Para isso, digite no console do python:

import sys

sys.path.extend(["caminho da pasta que contém o arquivo conta.py"])

(importante duplicar as barras para que o sistema consiga interpretá-las)

Por fim, após fazer a extensão do caminho da pasta, ou seja, adicioná-lo ao Path do Python Console, faça a importação:

from conta import Conta

print do Python console executando os códigos descritos

Terceiro teste: Ir até as configurações do Python Console (File -> Settings -> Build, Execution, Deployment -> Console -> Python Console) e digitar o seguinte código para que o sistema do python console consiga localizar automaticamente a pasta atual do projeto:

import sys; print('Python %s on %s' % (sys.version, sys.platform))
sys.path.extend([WORKING_DIR_AND_PYTHON_PATHS])

print mostrando a tela de Settings na opção Python Console no campo Starting script

Eu acredito que pelo menos uma dessas soluções funcione, mas qualquer coisa você me fala que a gente continua buscando soluções. Ou então, usar o terminal ao invés do Python Console. Daí o procedimento seria:

python

(para entrar no terminal interativo do python)

from conta import Conta

print do códido rodando agora pelo terminal

Fico no aguardo, bons estudos, abraços.