1
resposta

Erro no terminal

Boa tarde pessoal.

Tentei realizar o primeiro passo utilizando a versão 3.10.7 do python. Recebi o seguinte erro em meu terminal:

"Python nÒo encontrado; execute sem argumentos para instalar na Microsoft Store ou desabilite este atalho a partir de Configuraþ§es > Gerenciar Aliases de ExecuþÒo do Aplicativo."

Sabem me dizer o motivo? Não tenho costume de usar o terminal por isso não quis arriscar um erro. Podem me ajudar?

1 resposta

Oi, Nicole! Tudo bem?

Esse erro geralmente ocorre quando o terminal não consegue localizar a instalação do Python no sistema. Para tentarmos resolver isso, primeiro, é importante verificar se o Python está realmente instalado no sistema, de acordo com os passos abaixo:

1. Verifique a instalação do Python:

• Abra o terminal e digite python --version ou python3 --version.
    • Se o Python estiver instalado corretamente, ele deve retornar a versão instalada, como Python 3.10.7.
  2. Adicione o Python ao PATH:

• Se o comando acima não funcionar, pode ser que o Python não esteja no PATH do sistema, podemos, então, adicionar manualmente:
      • Abra o "Painel de Controle".
      • Vá para "Sistema e Segurança" > "Sistema".
      • Clique em "Configurações avançadas do sistema".
      • Na aba "Avançado", clique em "Variáveis de Ambiente".
      • Em "Variáveis do sistema", encontre a variável Path e clique em "Editar".
      • Adicione o caminho onde o Python está instalado. Geralmente, algo como C:\Python310 ou C:\Users\SeuUsuario\AppData\Local\Programs\Python\Python310.
  3. Reinicie o terminal:

• Após fazer essas alterações, feche e abra o terminal novamente e tente rodar o comando python app.py mais uma vez.

Se os problemas persistirem, outra opção é reinstalar o Python, garantindo que a opção "Add Python to PATH" esteja marcada durante a instalação.

Espero ter ajudado!

Um forte abraço e bons estudos!