2
respostas

Erro: No such file or directory

Não estou conseguindo rodar o python manage.py runserver aparece o erro No such or directory

2 respostas

Oi, Reginaldo, tudo bem?

Esse erro indica que o terminal não conseguiu encontrar o arquivo manage.py no diretório em que você está tentando executar o comando.

Você pode tentar algumas sugestões, que são estas:

  • Verificar o diretório atual: é importante que você esteja no diretório certo, onde o arquivo manage.py está localizado. Você pode usar o comando ls (no Linux/Mac) ou dir (no Windows) para listar os arquivos no diretório atual e verificar se o manage.py está lá.
ls
# ou, no Windows
dir
  • Navegar até o diretório do projeto: se você não estiver no diretório certo, navegue até ele usando o comando cd. Por exemplo, se o seu projeto estiver em uma pasta chamada meu_projeto, você pode usar:
cd caminho/para/meu_projeto
  • Verificar o caminho do arquivo: veja se o caminho do arquivo manage.py está correto. O arquivo manage.py deve estar na raiz do seu projeto Django.

  • Ative o ambiente virtual: se você estiver utilizando um ambiente virtual, não esqueça de ativá-lo antes de rodar o comando. No Linux/Mac, você pode ativar com:

source venv/bin/activate

No Windows:

venv\Scripts\activate

Se outra dúvida surgir, estamos disponíveis aqui no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Mano faz o seguinte, a estrutura do seu projeto tem sempre uma pasta principal(Diretório Principal) e lá deve ser executado o "python manager.py runserver". Faz o seguinte confere se vc está tentando executar o runserver na pasta específica pelo terminal.