3
respostas

Erro no SSH

Pessoal, ao me comunicar com a maquina virtual pelo CMD da erro de time out, mas ...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Isso no cmd do windows, temos comunicação no endereço de IP 192.168.1.26

Já na máquina virtual, dei o comando ping e há transferência de dados nesse IP ...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeJá dei o sudo no linux, já atualizei os pacotes de ssh para comunicação, minha rede esta em bridge, minha pergunta é: O que eu esqueci?????

3 respostas

Boa noite! Provavelmente o que está faltando é liberar a porta do SSH (porta 22) no firewall do Linux ou do Windows. Mesmo com a rede em bridge e o IP acessível, se a porta estiver bloqueada, o CMD vai dar time out.

Coisas pra conferir: • O serviço SSH está rodando na máquina virtual? (sudo systemctl status ssh) • A porta 22 está aberta no firewall do Linux? (Você pode testar com sudo ufw allow ssh ou sudo ufw allow 22) • O firewall do Windows não está bloqueando a saída do CMD?

Se o ping funciona mas o SSH não, normalmente é porta bloqueada ou serviço inativo.

Se você está com rede configurada como bridge e consegue pingar o IP da VM (ex: 192.168.1.26) dentro da própria VM, mas do CMD do Windows recebe timeout, aqui vão alguns pontos importantes para verificar:

Firewall da máquina virtual - O firewall pode estar bloqueando conexões de entrada, mesmo com rede em bridge.

No Ubuntu, rode:

sudo ufw status

Se estiver ativo, desative temporariamente para testar:

sudo ufw disable

Verifique se o servidor SSH está instalado e ativo:

sudo systemctl status ssh

Se não estiver ativo, inicie com:

sudo systemctl start ssh

Verifique se o firewall do Windows ou algum antivírus (como Avast, Kaspersky etc.) não está bloqueando conexões SSH - Testar conexão direta via telnet ou ssh no CMD:

telnet 192.168.1.26 22

Se não conectar na porta 22, o problema está no caminho entre o host e a VM (firewall, NAT, SSH inativo...)

Acionando o comando telnet ele dá time out. Só não sei se tem relação ao status ativo e desativo do SSH conforme mensagem: The message "loaded loaded (/lib/systemd/system/ssh.service disabled preset enabled)" indicates that the SSH service is configured and loaded on the system, but is currently disabled and set to be enabled automatically during boot-up. This means it's not actively running and listening for connections, even though it's ready to be started. No meu entendimento não há problema no SSH so ficar ativo durante o uso. Alguém tem maus alguma solução para configuração dessa porta 22?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade