Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro no seasonal_decompose

Olá!

Ao chamar o seasonal decompose, o seguinte erro aparece: "x must have 2 complete cycles requires 4 observations. x only has 1 observation(s)" No entanto, estou utilizado os memsos dados da aula (https://cursos.alura.com.br/course/data-science-series-temporais/task/50582), que contêm corretamente dados completos para dois anos de vendas. O código utilizado é o seguinte: resultado = seasonal_decompose(x=[chocolura['vendas']],freq=2) Alguém saberia uma solução?

Att, Ian Ps: Estou fazendo no Jupyter, e não no Colab.

2 respostas
solução!

Boas Ian! Tudo bem? Espero que sim! Fiz alguns testes e creio que seja uma questão da versão da biblioteca. No collab, por padrão, o statsmodels está na versão 0.10.2, equanto quando eu eu testei no Jupyter a versão é a 0.12.2. Houve uma pequena mudança na função seasonal_decompose(), que agora requer no mínimo dois ciclos completos. Se quiser consultar a documentação, clique aqui, mas infelizmente ela só está disponível em inglês. Entretanto, para corrigir esse erro e estar de acordo com a nova documentação, é bastante simples! Basta usar o código:

resultado = seasonal_decompose(x=chocolura.vendas, period=2)

Dessa forma, passa-se a Series das vendas e o a função se vira com ela, é na verdade até mais simples! O resultado foi:

Gráfico de sazonalidade obtido pela função seasonal_decompose()

Espero ter ajudado!! Bons estudos!

Muito obrigado, Pedro.