7
respostas

Erro no phonegap ao rodar para android

Ao rodar o comando: cordova run android. Aparece o erro: F:\garconapp>

F:\garconapp>cordova run android Failed to run "javac -version", make sure that you have a JDK version 8 installed. You can get it from the following location: https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html

Your JAVA_HOME is invalid: E:\Program Files\Java\jdk1.8.0_221

Podem me ajudar,? onde estou errando. perdido estou

7 respostas

Oi, Robson, tudo bem?

Você fez a instalação do JDK8?

Bom dia. Eu já instalei, desinstalei, configurei esse javac, coloquei o android studio, não funciona. Já configurei a variável de ambiente, a coisa não funciona, faz uma semana que estou parado com esse procedimento. Tem um tutorial atualizado pra indicar para gente? O que precisa pras coisas funcionarem? Daqui a pouco faz um mês e nem o ambiente não dá pra configurar, olha... é pra desaminar esse negocio, se pra começar a programar para android é esse sofrimento, como será o demais, é caixa preta esse negocio, me ajuda aí.

Certo, Robson!

Verifique se a variável de ambiente JAVA_HOME não está apontando para a pasta jdk da sua instalação do java.

Boa tarde, Laís, eu não devo ser o único a ter tido problemas com essa configuração, tenho certeza de que, quem gravou a aula teve que configurar esse ambiente. Volto a solicitar há algum tutorial que vocês indicam? O que o professor apresentou em vídeo aula funciona ou não? Se vocês me disserem: não tem tutorial, beleza eu paro com o curso, não incomodo mais. Mas não dá pra ficar parado mais, há um investimento nesse site e não é barato. Por favor me ajude, nem que seja pra falar, não tem tutorial o professor gravou a aula magicamente tudo funcionou. Obrigado!

Oi Robson, tudo bem? Desculpa a demora pra te dar um retorno.

De fato, como a Laís comentou acima, tem algo de errado nas configurações do Java na sua máquina. É isso que o erro diz: Your JAVA_HOME is invalid: E:\Program Files\Java\jdk1.8.0_221

Basicamente, o erro indica que a variável de ambiente JAVA_HOME está apontando para um lugar onde não está sendo encontrado o binário do Java para que o cordova consiga usar o compilador.

O binário do compilador, fica dentro da pasta bin que está dentro da instalação do Java. Dessa forma, o caminho que parece correto pro seu caso é: E:\Program Files\Java\jdk1.8.0_221\bin

No curso de Java Básico aqui da Alura o Paulo ensina como instalar e configurar certinho o Java no Window 10. Dá uma olhada: https://cursos.alura.com.br/course/java-primeiros-passos/task/29328

Depois disso, se você conseguir executar: java -version no terminal e tiver como saída a versão corretinha como mostra no vídeo do Paulo, então estaremos certos que o problema é outro, talvez no próprio Cordova. Ai a mensagem do erro poderá ser diferente. Se for, você cola ela aqui pra gente te ajudar mais.

Talvez você nem precise mudar o JAVA_HOME, se colocar o \bin do java direto no PATH pode ser que funcione, por que o comando que ele tá fazendo para verificar pelo compilador é o javac -version. Veja o vídeo do Paulo, lá tá certinho :)

Tudo bem?

Não funciona, fiz as configurações em outro notbook com um windows zerado.

C:\Users\robso\Documents\garconapp>cordova run android --device Checking Java JDK and Android SDK versions ANDROID_SDK_ROOT=undefined (recommended setting) ANDROID_HOME=C:\Android (DEPRECATED) Could not find an installed version of Gradle either in Android Studio, or on your system to install the gradle wrapper. Please include gradle in your path, or install Android Studio

Oi Robson, tudo bem? Testei aqui e consegui fazer.

  1. Instalei o Java 8, coloquei o /bin no path
  2. Instalei o Node 10 (LTS) e seu bin também foi pro PATH (O Instalador já faz isso).
  3. Baixei a command-line tool do android em: https://developer.android.com/studio#downloads
  4. Baixei o gradle no site (o Android pede pra fazer isso): https://gradle.org/
  5. Adicionei o bin do gradle, a pasta tools do android no path.
  6. executei o comando: sdkmanager "platform-tools" "platforms;android-26" "build-tools;26.0.3"
  7. Adicionei a pasta plataform-tools no path, esta pasta o comando anterior cria dentro da pasta do command-line do android.
  8. Baixei e instalei o genymotion, fui nas configurações, cliquei em ADB, selecionei pra ele usar o adb do android, então aqui é só navegar até a pasta que você deixou o command-line do android (passo 3). , salvei, criei um emulador com a versão 8 do android e o inicializei.
  9. no terminal, fui até a pasta do projeto e executei o comando cordova run android.

Parei na mesma tela do Sergio de "device is ready" que é o mesmo "oi cordova" que ele mostra :)

O erro que você postou acima, é do Gradle, então, pra resolver esse erro em específico, é só instalar o gradle como fiz nos passos 4 e 5, ou seja, baixar ele, descompactar numa pasta de preferência e colocar o bin dele no path.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software