Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
26
respostas

Erro no linux não cadastra informações no portal

Olá Daniel, bom dia! Tudo bem? Eu estou com problemas no Linux, eu subi os arquivos sistema de portal de de notícias, e do portal, coloquei uma imagem grande e ocorreu esse erro abaixo:

Warning: POST Content-Length of 9149481 bytes exceeds the limit of 8388608 bytes in Unknown on line 0

Alterei coloquei uma imagem de tamanho menor, com essa ação resolveu, porém não carrega a imagem e nem a notícia que eu cadastrei na outra página, eu estou fazendo a Aula Persistindo dados com o Kubernetes: atividade 04 Volumes no Linux. O meu Ubuntu é o 20.04 LTS. Eu tenho algumas aplicações do curso antigo rodando será que isso implica em não conseguir persistir e exibir. Eu fiz o procedimento acessando kubectl get nodes -o wide e utilizei o INTERNAL-IP e as portas 30000 e 30001.

jackson@ubuntu:~/kubernetes-alura$ kubectl get pods
NAME                                            READY   STATUS    RESTARTS   AGE
aplicacao-noticia-deployment-555647d84d-vbctc   1/1     Running   4          5d15h
aplicacao-sistema-deployment-866988856f-4gptx   1/1     Running   9          9d
aplicacao-sistema-statefulset-0                 1/1     Running   12         5d21h
db-noticias-deployment-bd5476446-58rzm          1/1     Running   1          16h
portal-noticias-deployment-69b54d9646-hptld     1/1     Running   1          15h
portal-noticias-deployment-69b54d9646-q54w5     1/1     Running   1          15h
portal-noticias-deployment-69b54d9646-zt2xz     1/1     Running   1          15h
sistema-noticias-deployment-b54c48d4d-ljl9f     1/1     Running   0          15h
26 respostas

Oi Jackson, bom dia. Tudo de boa?

Acabei de ver que abriu outro tópico. O problema desse aqui continua ou conseguiu progredir?

Tudo em paz, eu não conseguir evoluir. Eu consigo acessar as 2 páginas, eu consigo fazer o login, acesso normalmente, ao tentar cadastrar imagens muito grande não são cadastradas, quando eu insiro uma imagem compatível e cadastro ao acessar a outra página e tentar atualizar nada acontece, ela permanece sem exibir nenhuma uma informação que eu já registrei na página anterior.

Pode enviar o conteúdo dos seus arquivos YAML do deployment do sistema, portal e banco? E também os arquivo YAML de seus services e Config Maps, por favor :)

Ok! Eu enviei o link dos arquivos YAML e do erro que agora está apresentando em um arquivo de texto.

Arquivos

https://drive.google.com/drive/folders/1sgvNIdRgkd-oo9tw-0JNfH1PowedCxyV?usp=sharing

Erro db-noticias-deploymen CrashLoopBackOff

https://drive.google.com/file/d/12lebvE2RXkGzbGA9fV5V_tzFFdH5PaLR/view?usp=sharing

Tem como passar os arquivos dos seus services também?

Tem como passar os arquivos dos seus services também?

Ok! Pasta contém todos arquivos do projeto da aula que eu estou usando no link abaixo.

https://drive.google.com/drive/folders/14ZE6vx9F4mgOGOGHUT3xY0TsmFX-HWnT?usp=sharing

Opa Jackson, a princípio o problema está no arquivo portal-configmap.yaml.

Na variável IP_SISTEMA você definiu o seu endereço utilizando o localhost. Nesse caso, como está utilizando o Linux, você deveria utilizar o Internal IP como falou. Você pode obter o IP com o comando kubectl get nodes -o wide.

Ok! Eu alterei, mas mesmo assim está apresentando aquela erro na tela de login, na parte superior e o arquivo db-noticias-deployment.yaml está com erro:

db-noticias-deployment-bd5476446-jmfxs          0/1     CrashLoopBackOff   7          16m

Dá um kubectl delete -f db-noticias-deployment.yaml e depois dá um kubectl apply -f db-noticias-deployment.yaml de novo. Vê se dá certo :)

Eu executei esse comando, eu deletei e depois eu criei, ele apresenta que está em execução e depois volta para aquele status CrashLoopBackOff.

jackson@ubuntu:~/kubernetes-alura$ kubectl get pods
NAME                                            READY   STATUS             RESTARTS   AGE
aplicacao-noticia-deployment-555647d84d-vbctc   1/1     Running            5          5d23h
aplicacao-sistema-deployment-866988856f-4gptx   1/1     Running            10         10d
aplicacao-sistema-statefulset-0                 1/1     Running            15         6d4h
db-noticias-deployment-bd5476446-rltf9          0/1     CrashLoopBackOff   1          84s
pod-volume                                      2/2     Running            2          5h55m
portal-noticias-deployment-69b54d9646-flnfc     1/1     Running            0          12m
portal-noticias-deployment-69b54d9646-vgvcq     1/1     Running            0          12m
portal-noticias-deployment-69b54d9646-w65fg     1/1     Running            0          12m
sistema-noticias-deployment-b54c48d4d-nnmbl     1/1     Running            0          176m

Qual a saída do comando kubectl describe pod db-noticias-deployment-bd5476446-rltf9?

Está no link abaixo, eu removi o IPs, porém estão iguais nos locais de Identificação deles.

https://drive.google.com/file/d/1xUd2xTPXlxwiPL4kBc7NGiEDlWt-gXKd/view?usp=sharing

Daniel voocê conseguiu identificar alguma falha na descrição?

Opa Jackson, acho que descobri o problema. Acesse o minikube com o comando minikube ssh e me diz qual a saída do comando docker container ls.

E qual a saída do comando kubectl get cm? Esse comando no caso é executado num terminal fora do minikube ssh.

https://drive.google.com/file/d/1tfodAJEcsd1PxVf9wTjGCAXyvhGqmuUE/view?usp=sharing

Quando eu executei fora do minikube ssh exibiu:

jackson@ubuntu:~/kubernetes-alura$ kubectl get cm
NAME                DATA   AGE
db-configmap        3      34m
portal-configmap    1      3h20m
sistema-configmap   4      3h17m

Você consegue também a saída do comando kubectl logs db-noticias-deployment-bd5476446-rltf9?

jackson@ubuntu:~/kubernetes-alura$ kubectl logs db-noticias-deployment-bd5476446-rltf9

Error from server (NotFound): pods "db-noticias-deployment-bd5476446-rltf9" not found

Tenta fazer o seguinte:

Remova o pod e depois o config map. Acesse o minikube com o minikube ssh e execute o comando docker image rm aluracursos/mysql-db:1.

Depois, tenta criar o config map e o pod novamente.

Ele continua com o mesmo erro, mesmo fazendo os procedimentos acima que você, além de apresentar o erro de CrashLoopBackOff, a página de login apresenta erro na parte superior da página e ao tentar acessar com o login e senha admin, ocorre erro. A outra página do portal está com o layout normal.

jackson@ubuntu:~/kubernetes-alura$ kubectl get pods
NAME                                            READY   STATUS             RESTARTS   AGE
aplicacao-noticia-deployment-555647d84d-vbctc   1/1     Running            5          6d
aplicacao-sistema-deployment-866988856f-4gptx   1/1     Running            10         10d
aplicacao-sistema-statefulset-0                 1/1     Running            15         6d6h
db-noticias-deployment-bd5476446-7jj7l          0/1     CrashLoopBackOff   3          6m46s
pod-volume                                      2/2     Running            4          7h19m
portal-noticias-deployment-69b54d9646-bwjcm     1/1     Running            0          72m
portal-noticias-deployment-69b54d9646-fp268     1/1     Running            0          72m
portal-noticias-deployment-69b54d9646-svxtd     1/1     Running            0          72m
sistema-noticias-deployment-b54c48d4d-5qjkj     1/1     Running            0          73m

Houve alguma mudança na saída do comando kubectl describe pod db-noticias-deployment-bd5476446-7jj7l?

Olá Daniel, bom dia, eu deletei todos pods, deployments e services, que estavam em execução, até os de projetos passados, o erro no login foi corrigido, todos deployment estão em execução e os services também, mas voltei ao problema inicial, eu acesso com o login e senha admin, preencho as informações registro, mas quando acesso o portal para atualizar e exibir o que eu cadastrei na página anterior não exibe, você pode me ajudar? Eu observei que ocorre na página do sistema que faz o login depois da criação do pod (pod-volume.yaml), a página fica com o erro na parte superior e ao inserir o login e senha admin, ocorre erro. Daniel você tem alguma dica para solucionar esses problemas?

Eu somente retirei os dados do cluster-ip, mas estão presentes no meu terminal.

jackson@ubuntu:~/kubernetes-alura$ kubectl get pods
NAME                                          READY   STATUS    RESTARTS   AGE
db-noticias-deployment-bd5476446-xv722        1/1     Running   0          29m
portal-noticias-deployment-69b54d9646-g649d   1/1     Running   0          35m
portal-noticias-deployment-69b54d9646-nsfpp   1/1     Running   0          35m
portal-noticias-deployment-69b54d9646-qc596   1/1     Running   0          35m
sistema-noticias-deployment-b54c48d4d-75nqh   1/1     Running   0          36m
jackson@ubuntu:~/kubernetes-alura$ kubectl get services
NAME                                          READY   STATUS    RESTARTS   AGE
NAME                   TYPE        CLUSTER-IP      EXTERNAL-IP   PORT(S)        AGE
NAME                   TYPE        CLUSTER-IP      EXTERNAL-IP   PORT(S)        AGE
kubernetes             ClusterIP                   <none>        443/TCP        11d
svc-db-noticias        ClusterIP                   <none>        3306/TCP       38m
svc-portal-noticias    NodePort                    <none>        80:30000/TCP   42m
svc-sistema-noticias   NodePort                    <none>        80:30001/TCP   41m

Opa Jackson. Bom dia. Que ótimo que aquele erro passou. Agora no cenário atual você está com os IPs definidos certinho? Lembrou de alterar a variável IP_SISTEMA?

solução!

Eu conseguir solucionar os problemas utilizando o IP da minha máquina, executei o comando no terminal ifconfig e inserir na variável IP_SISTEMA o meu IP. Com o INTERNAL-IP mostrado no vídeo não funcionou.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software