3
respostas

Erro no Gateway power BI

Boa tarde, quando eu publico um relatório onde estou usando duas fontes de dados, uma é excel da máquina e outra estou utilizando dados dos power bi service. Na hora de publicar este novo relatório com as duas fontes de dados aparece o seguinte erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Dentro do Power BI service o dashboard fica sem algumas informações, as informações da minha segunda fonte de dados, que fica no power bi service.

Com esta informação

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Mas eu já tenho um gateway ativo instalado na máquina.

Como eu posso arrumar este erro?

Obrigada, No aguardo.

3 respostas

Oii, Camila! Tudo bem?

Alguns problemas podem ocorrer, mesmo que o gateway esteja instalado e ativo. Por exemplo, informações de dados incorretas, instabilidade na conexão de internet, falha no gateway e dentre outros motivos.

Sendo assim recomendo que verifique a configuração do gateway, principalmente se há permissão de acesso para ambas fontes de dados. Verifique se os nomes do servidor, banco de dados e credenciais estão corretos em ambas as localidades. Revise o status do gateway no aplicativo Power BI Gateway Manager ou no Gerenciador de Tarefas do Windows, para saber se possui alguma instabilidade ou falha. Garanta que a versão do seu gateway de dados seja a mais recente e compatível. E, verifique a conexão com a internet também.

Caso esteja usando a opção Connect Live, certifique-se de que a conexão ao vivo está configurada corretamente. Se estiver usando a opção Import, verifique se os dados estão sendo importados corretamente para o relatório antes de publicar.

Como apoio aos estudos deixo aqui o link da documentação que aborda sobre gateways:

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, conte conosco.

Bons estudos, Camila!

Oi Nathalia. obrigada pela resposta, deixou as coisas mais claras pra mim.

Só mais uma dúvida, este tipo de conexão consigo fazer com a conta Pro? Eu fiz através do modelo semântico do power bi.

E a conexão SQL serve Analysis Services?

Se puder também me deixar como verificar a permissão de acesso para ambas fontes de dados agradeço!

Oii, Camila!

Sim, é possível. A conta Pro permite a conexão com diversas fontes de dados como: banco de dados locais, na nuvem e através do Gateway. No artigo Fontes de dados no Power BI do site da Microsoft você pode verificar esse e outras formas de conexão. E, complementando, a conexão SQL Server Analysis está inclusa.

Para verificar a permissão de acesso temos duas abordagens:

  • Abra o Power BI e conecte-se com a fonte de dados;
  • Na aba Modelagem, clique em Gerenciar Permissões;
  • Selecione o projeto que deseja verificar e clique em Editar permissões;
  • Abrirá uma janela de Permissões, ilustrando os usuários que possuem acesso e os níveis de permissão. Então cheque se a fonte de dados analisada possuem permissão de acesso.

A outra forma é verificar através da ferramenta de gerenciamento da sua fonte de dados, no caso o SQL Server Analysis Service. No artigo de como Gerenciar fontes de dados do SQL Server Analysis Services você pode acompanhar as etapas dessa verificação.

Além disso, reuni mais dois links de artigos úteis sobre gerenciamento do gateway para você se aprofundar caso queira:

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraço!