1
resposta

Erro no envio de e-mail

Olá, tudo bem?

Não consigo enviar o e-mail solicitado na aula "Executando transformações sequencialmente". Fiz toda configuração solicitada, inclusive configurando o gmail para permitir acesso a app menos seguro.

Pelo que entendi meu erro tem algo a ver com certificados, mas como resolver, por favor?

Erro: 2021/01/24 13:51:09 - JobCargaDimensoes - Starting entry [Mensagem de Erro] 2021/01/24 13:51:09 - Mensagem de Erro - ERROR (version 8.2.0.0-342, build 8.2.0.0-342 from 2018-11-14 10.30.55 by buildguy) : Problem while sending message: javax.mail.MessagingException: Could not connect to SMTP host: smtp.gmail.com, port: 465; nested exception is: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: sun.security.validator.ValidatorException: PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target

Obrigada.

1 resposta

Oii Ana, tudo bem? Que bom ver você por aqui de novo.

O erro indica que não está conseguindo conectar com o SMTP do Gmail. Verifica se sua conta possui autenticação de dois fatores, pois isso pode complicar um pouco o acesso do Pentaho ao email.

Eu vi que usou a porta 465, a padrão é 587. Tente usar essa porta.

Me avise qualquer coisa, tá bom? :)