Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

10
respostas

Erro no "Cordova Platform Add Android"

Quando tento instalar o android no meu app acontece o seguinte erro:

Installing "cordova-plugin-whitelist" for android
Failed to install 'cordova-plugin-whitelist':CordovaError: Failed to find 'ANDROID_HOME' environment variable. Try setting setting it manually.
Failed to find 'android' command in your 'PATH'. Try update your 'PATH' to include path to valid SDK directory.
    at C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\lib\check_reqs.js:222:19
    at _fulfilled (C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:834:54)
    at self.promiseDispatch.done (C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:863:30)
    at Promise.promise.promiseDispatch (C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:796:13)
    at C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:857:14
    at runSingle (C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:137:13)
    at flush (C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:125:13)
    at _combinedTickCallback (internal/process/next_tick.js:67:7)
    at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:98:9)
Error: Failed to find 'ANDROID_HOME' environment variable. Try setting setting it manually.
Failed to find 'android' command in your 'PATH'. Try update your 'PATH' to include path to valid SDK directory.

Já tentei muitas coisas,apagando e instalando SDK e etc, nada resolveu.

10 respostas

A mensagem de erro fala que ele não consegue encontrar a variavel de ambiente "Android Home", você precisa configurar ela no seu Windows.

Veja o tutorial abaixo, a explicação de como criar se encontra no ítem 5 (5 - Install Android SDK)

http://www.gajotres.net/setting-up-your-windows-android-environment/

Muito obrigado pela velocidade da resposta :) Segui o tutorial e aparentemente o add android funcionou perfeitamente.

Mas não consigo fazer a build, quando uso o

cordova run android --device

Ele me dá a seguinte mensagem de erro:

BUILD SUCCESSFUL

Total time: 22.593 secs
Built the following apk(s):
        C:/Projetos/apps/garconapp/platforms/android/build/outputs/apk/android-debug.apk
ANDROID_HOME=C:\Users\kiliano\AppData\Local\Android\sdk
JAVA_HOME=C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_45
Error: C:\WINDOWS\system32\adb.exe: Command failed with exit code 1 Error output:
CreateProcess failure, error 2
* failed to start daemon *
error: cannot connect to daemon

O mesmo acontecese eu simplesmente usar sem o --device

Para você rodar sem o --device, você precisa criar um emulador, então precisa abrir o AVD e criar um virtual device. Você pode criar mais de um e pela linha de comando escolher qual deseja usar, mas, para fins de testes, crie apenas 1.

Este link deve te ajudar

http://toolsqa.com/mobile-automation/appium/how-to-create-an-android-virtual-device-using-android-emulator/

Para usar o --device, o seu aparelho deve estar conectado, habilitado para testes e deve estar sendo reconhecido pelo sistema.

No tutorial abaixo explica o passo a passo deste processo

https://code.tutsplus.com/articles/connecting-physical-android-devices-to-your-development-machine--mobile-12376

Meu aparelho está reconhecido pelo sistema, mas continua dando o mesmo erro

* failed to start daemon *

Vi alguns tutoriais pra fazer um

adb kill-server

adb start-server

Mas acabo me deparando com exatamente o mesmo erro.

Pelo que eu vi, você conseguiu buildar a aplicação e gerar o apk em modo de debug, mas não consegue rodar o emulador para testar.

Eu posso sugerir para você testar uma outra alternativa.

Veja esta videoaula

http://loiane.com/2015/04/curso-phonegap-cordova-aula-06-phonegap-desktop-app/

Desculpe a demora por responder, estou testando esse modo.

Existe alguma diferença entre a build feita localmente e a build feita no site do phonegap? Fiz alguns testes aqui e aparentemente a build feita pelo site ficou mais pesada. É impressão minha?

Acabei de testar aqui o software, exibir o app no navegador é tranquilo. Não estou conseguindo é fazer uma compilação final do APP pra colocar na loja. A versão DEBUG não é exportada com os ícones.

O build feito pelo site deles é igual a você fazer de sua máquina. O bom de fazer online é que você pode fazer várias plataformas ao mesmo tempo.

Quanto ao tamanho do aplicativo, algo que deixa pesado são os plugins. Quando você cria o projeto, ele gera um arquivo config.xml com muita coisa, o ideal e remover os plugins que você não vai precisar, isso vai diminuir o tamanho e também vai diminuir as permissões que vão ser solicitadas na hora de instalar.

Quanto aos icones/splash, eu não tive problemas, no config.xml eu tenho desta forma:

<icon src="icon.png" />
<gap:splash src="splash.png" />

Os arquivos icon.png e splash.png ficam na raiz da pasta www

Para você mandar para a loja, você vai precisar gerar um apk em modo de release. O que o curso mostra, e o que o Phonegap Build faz por padrão, é gerar um apk em modo de debug.

Na aula abaixo se mostra como fazer para gerar um aplicativo para mandar para a loja

<div class='embed-container'><iframe frameborder="0" allowfullscreen src="https://www.youtube.com/embed/6uvjLcCgGXc&index=30&list=PLGxZ4Rq3BOBrsK_yegY0fViqXKyNhUlxP"></iframe></div>

Consegui colocar um App na loja Android :)

Senti falta de um guia para colocar no windows phone, estou arrancando os cabelos aqui pra saber como assina o App