10
respostas

Erro no "Cordova Platform Add Android"

Quando tento instalar o android no meu app acontece o seguinte erro:

Installing "cordova-plugin-whitelist" for android
Failed to install 'cordova-plugin-whitelist':CordovaError: Failed to find 'ANDROID_HOME' environment variable. Try setting setting it manually.
Failed to find 'android' command in your 'PATH'. Try update your 'PATH' to include path to valid SDK directory.
    at C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\lib\check_reqs.js:222:19
    at _fulfilled (C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:834:54)
    at self.promiseDispatch.done (C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:863:30)
    at Promise.promise.promiseDispatch (C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:796:13)
    at C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:857:14
    at runSingle (C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:137:13)
    at flush (C:\Projetos\apps\garconapp\platforms\android\cordova\node_modules\q\q.js:125:13)
    at _combinedTickCallback (internal/process/next_tick.js:67:7)
    at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:98:9)
Error: Failed to find 'ANDROID_HOME' environment variable. Try setting setting it manually.
Failed to find 'android' command in your 'PATH'. Try update your 'PATH' to include path to valid SDK directory.

Já tentei muitas coisas,apagando e instalando SDK e etc, nada resolveu.

10 respostas

A mensagem de erro fala que ele não consegue encontrar a variavel de ambiente "Android Home", você precisa configurar ela no seu Windows.

Veja o tutorial abaixo, a explicação de como criar se encontra no ítem 5 (5 - Install Android SDK)

http://www.gajotres.net/setting-up-your-windows-android-environment/

Muito obrigado pela velocidade da resposta :) Segui o tutorial e aparentemente o add android funcionou perfeitamente.

Mas não consigo fazer a build, quando uso o

cordova run android --device

Ele me dá a seguinte mensagem de erro:

BUILD SUCCESSFUL

Total time: 22.593 secs
Built the following apk(s):
        C:/Projetos/apps/garconapp/platforms/android/build/outputs/apk/android-debug.apk
ANDROID_HOME=C:\Users\kiliano\AppData\Local\Android\sdk
JAVA_HOME=C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_45
Error: C:\WINDOWS\system32\adb.exe: Command failed with exit code 1 Error output:
CreateProcess failure, error 2
* failed to start daemon *
error: cannot connect to daemon

O mesmo acontecese eu simplesmente usar sem o --device

Para você rodar sem o --device, você precisa criar um emulador, então precisa abrir o AVD e criar um virtual device. Você pode criar mais de um e pela linha de comando escolher qual deseja usar, mas, para fins de testes, crie apenas 1.

Este link deve te ajudar

http://toolsqa.com/mobile-automation/appium/how-to-create-an-android-virtual-device-using-android-emulator/

Para usar o --device, o seu aparelho deve estar conectado, habilitado para testes e deve estar sendo reconhecido pelo sistema.

No tutorial abaixo explica o passo a passo deste processo

https://code.tutsplus.com/articles/connecting-physical-android-devices-to-your-development-machine--mobile-12376

Meu aparelho está reconhecido pelo sistema, mas continua dando o mesmo erro

* failed to start daemon *

Vi alguns tutoriais pra fazer um

adb kill-server

 adb start-server

Mas acabo me deparando com exatamente o mesmo erro.

Pelo que eu vi, você conseguiu buildar a aplicação e gerar o apk em modo de debug, mas não consegue rodar o emulador para testar.

Eu posso sugerir para você testar uma outra alternativa.

Veja esta videoaula

http://loiane.com/2015/04/curso-phonegap-cordova-aula-06-phonegap-desktop-app/

Desculpe a demora por responder, estou testando esse modo.

Existe alguma diferença entre a build feita localmente e a build feita no site do phonegap? Fiz alguns testes aqui e aparentemente a build feita pelo site ficou mais pesada. É impressão minha?

Acabei de testar aqui o software, exibir o app no navegador é tranquilo. Não estou conseguindo é fazer uma compilação final do APP pra colocar na loja. A versão DEBUG não é exportada com os ícones.

O build feito pelo site deles é igual a você fazer de sua máquina. O bom de fazer online é que você pode fazer várias plataformas ao mesmo tempo.

Quanto ao tamanho do aplicativo, algo que deixa pesado são os plugins. Quando você cria o projeto, ele gera um arquivo config.xml com muita coisa, o ideal e remover os plugins que você não vai precisar, isso vai diminuir o tamanho e também vai diminuir as permissões que vão ser solicitadas na hora de instalar.

Quanto aos icones/splash, eu não tive problemas, no config.xml eu tenho desta forma:

<icon src="icon.png" />
<gap:splash src="splash.png" />

Os arquivos icon.png e splash.png ficam na raiz da pasta www

Para você mandar para a loja, você vai precisar gerar um apk em modo de release. O que o curso mostra, e o que o Phonegap Build faz por padrão, é gerar um apk em modo de debug.

Na aula abaixo se mostra como fazer para gerar um aplicativo para mandar para a loja

<div class='embed-container'><iframe frameborder="0" allowfullscreen src="https://www.youtube.com/embed/6uvjLcCgGXc&index=30&list=PLGxZ4Rq3BOBrsK_yegY0fViqXKyNhUlxP"></iframe></div>

Consegui colocar um App na loja Android :)

Senti falta de um guia para colocar no windows phone, estou arrancando os cabelos aqui pra saber como assina o App

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software