8
respostas

Erro no comando no PATH do Windows

Quando executo o comando setx PATH "%PATH%;C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin" /M da o seguinte erro: acesso ao caminho do Registro negado. Se retiro o final /M dá certo. Msg: Exito: o valor especificado foi salvo. Isso pode causar algum problema?

Pois quando tempo acessar o SQLPLUS com o usuário e senha que criei na instalação do Oracle, consigo digitar o usuário, mas quando passa para a senha, não é possível digitar a senha, fica travado a digitação.

8 respostas

Oi Diego, pelo que entendi, você não precisa necessariamente do /M.

Fiquei confuso se o que aconteceu no caso da senha foi uma trava ou simplesmente não estar aparecendo o que você digita.

Pode acontecer do oracle não estar mostrando os dígitos da senha por questões de segurança ou coisa assim, é muito comum no linux as senhas não serem exibidas, eu não acharia estranho não aparecer.

Se você digitar a senha e teclar enter, o que acontece? nada?

Realmente não aparece a senha. Quando digito a senha e clico enter da msg: ERROR: ORA-12560: TNS: protocol adapter error E abre novamente para digitar usuário (Enter user-name:) Se tentar 3 vezes o acesso dá a msg: SP2-0157: unable to CONNECT to ORACLE after 2 attempts, exiting SQL*Plus

Hm, mas você conseguiu logar depois? A senha está correta?

Coloquei usuario e senha simples admin admin Como faço para resetar a senha, precisa desinstalar e instalar novamente?

Oi Diego, depois de logado, acho que você pode usar esse comando pra trocar a senha:

ALTER USER usuario IDENTIFIED BY nova_senha;

informando o usuário do login e a nova senha. Acho que precisa usar aspas nos dois casos :)

Testa pra mim?

Não consigo logar, esse é o problema

Olá Diego, uma observação quanto a variável PATH, o erro ocorre pois você precisa entrar no CMD como ADMINISTRADOR, pois este comando irá alterar uma variável do sistema. Você não executando corretamente este comando ele não será permanente. então toda vez precisará alterar a variável pra poder acessar diretamente o sqlplus

Hm, você não disse antes que não tinha conseguido logar, apenas que queria alterar a senha, por isso assumi que tinha logado.

Desconheço alguma forma de mudar a senha sem logar, pode até ser que tenha, mas eu desconheço por hora, você quer tentar desinstalar e instalar novamente pra ver se dá certo? Caso não, posso tentar descobrir uma solução alternativa.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software