Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Erro no comando mvn compile (mesmo executando mvn clean antes)

Ao executar 'mvn compile' mesmo após ter executado o 'mvc clean' estou recebendo a seguinte mensagem: "Failed to execute goal org.apache.maven.plugins:maven-compiler-plugin:3.1:compile (default-compile) on project loja: Compilation failure No compiler is provided in this environment. Perhaps you are running on a JRE rather than a JDK?"

Agradeço antecipadamente qualquer dica.

5 respostas

Olá Vera, tudo bem?

Pela mensagem "Compilation failure No compiler is provided in this environment. Perhaps you are running on a JRE rather than a JDK?", seu JDK não está configurado nas suas variáveis de ambiente. Quando você roda no terminal javac -version, te retorna alguma coisa? Se não retornar você precisa instalar o JDK na sua máquina e configurá-lo nas suas variáveis de ambiente, esse tutorial pode te ajudar: https://www.ic.unicamp.br/~ra100621/class/2020.1/LPOO_files/curso/prologo/00-instalacao/windows/00-tuto_instal_windows.html

Oi Otávio, muito obrigada pelo retorno! :) Estou com o JDK instalado na minha máquina e a variável de ambiente tbm está configurada com o conteúdo: "C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_311\bin".

Numa outra pergunta que vi aqui no forum li que talvez eu tenha que configurar o JDK no 'Window > Preferences > Java > Installed JREs. N'. Mas não entendi como fazer isso.

Oi Vera

Sobre esse Window > Preferences > Java > Installed JREs. é o caminho para configurar o JDK dentro do Eclipse para quem roda o maven através dele. Se for o seu caso vale a pena confirmar se o seu eclipse está configurado para utilizar o JDK ao invés do JRE também

solução!

Oi Otávio ! Vc não vai acreditar..... consegui resolver meu problema de compilação. O problema é que a variável de ambiente JAVA_HOME não estava declarada. De toda maneira, muito obrigada por sua ajuda. :)

Que bom que conseguiu, Vera :)

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software