Estou no curso javaI: primeiros passos, e sempre que vou compilar o qualquer código no CMD, aparece o seguinte erro "não possivel localizar nem carregar a classe principal programa.java", como proceder?
Estou no curso javaI: primeiros passos, e sempre que vou compilar o qualquer código no CMD, aparece o seguinte erro "não possivel localizar nem carregar a classe principal programa.java", como proceder?
Samuel,
Verifique se você criou uma variável do tipo JAVA_HOME, e se esta certo o valor da mesma. O caminho padrão do JDK é:
"C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_20"
Samuel,
Se estiver correto a sua variavel de ambiente, valide a forma que você esta chamando o .java pelo cmd:
1º Dentro do diretório do arquivo .java, execute pelo cmd:
javac arquivo.java
2º Após compilar o arquivo.java, será gerado o .class Execute o comando:
java nomedaclasse
Obs: Você irá chamar pelo nome da classe que você escreveu no seu arquivo .java.
Exemplo:
Arquivo party.java
class Party {
public static void main(String[] args) {
int x = 1;
System.out.println(x);
}
}
Irá executar o comando java Party
Oi Samuel, tudo bom?
Como o Vitor disse, você precisa criar uma variavel de ambiente pro java no seu windows. Caso você não saiba oq é isso e como fazer você pode seguir esse passo-a-passo:
Qualquer dificuldade é só falar!
Abraço e bons estudos.
Eu já fiz a configuração das variáveis do ambiente, já desinstalei e instalei o JDK, e ainda assim quando digito javac o console não reconhece.......
Samuel,
Estando a variavel de ambiente configurada corretamente, se você digitar "java" no cmd, ele mostra os argumentos e as opções de como utilizar o java. Isso ocorre com você ?
sim, ocorre, o problema e quando digito javac
Então faça o seguinte.
Dentro do diretorio com o arquivo .java, digite:
javac arquivo.java
Depois digite:
java nomeDaClasse
obrigado, agora foi...