3
respostas

Erro: Não foi possível carregar nem localizar a classe principal

public class OlaMundo {

public static void main(String[] args){
  System.out.println(" Ola mundo");
 }
}

Olá, estava executar o código pela linha de comando. Mas está retornando o erro. O javac consegue executar com sucesso. Mas qdo tento o "java AloMundo" ele retorna o erro : Erro: Não foi possível carregar nem localizar a classe principal

Quando crio a classe pelo Eclipse e executo tudo acontece corretamente. Gostaria de saber porque pela linha de comando não consigo exito.

Atenciosamente,

3 respostas

O nome da classe é OlaMundo e o nome do arquivo é OlaMundo.java, quando você executa javac OlaMundo.java o arquivo OlaMundo.class vai ser gerado. Para JVM executar esse arquivo você usa o comando java OlaMundo. Esse OlaMundo se refere ao .class. O problema que você está tendo é porque o arquivo se chama OlaMundo.class e você está usando java AloMundo. Tente executar java OlaMundo .

Quando for executar os comandos no cmd/terminal você precisa usar o mesmo nome que deu a classe pública. Por exemplo:

Este é o exemplo do código java:

public class Programa {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Olá Mundo!");
    }
}

Repare que eu nomeei a minha public class de "Programa", obrigatoriamente eu tenho que salvar o arquivo com o nome da classe, sendo assim o nome e extensão do arquivo fica como: "Programa.java ".

Na execução dos códigos de compilação em cmd/terminal você precisa acessar o diretório de onde salvou o arquivo "Programa.java", após isso digite os seguintes códigos citados em aula.

Este é o exemplo do código em cmd/terminal:

javac Programa.java

Ele irá criar um arquivo "Programa.class", isso significa que ele compilou o seu código. Para ver o resultado basta executar o arquivo .class com o código:

java Programa

O resultado final será:

Osvaldo-iMac:Desktop osvaldo$ javac Programa.java
Osvaldo-iMac:Desktop osvaldo$ java Programa
Olá Mundo!
Osvaldo-iMac:Desktop osvaldo$

"Osvaldo-iMac:Desktop osvaldo$" representa o informações do computador, diretório e usuário.

Espero ter ajudado, fraterno abraço.

Olá, eu estava tendo o mesmo problema mas consegui resolve-lo , se puder tirar uma print e dar upload em algum serviço (imgur, prntscr etc) e postar o link da imagem aqui , talvez eu posso ajuda-lo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software