Boa tarde! Tudo bem com você?
Estou tentando estabelecer a conexão entre o Power BI e o SQL, conforme orientado nas aulas, porém estou me deparando com o erro abaixo:
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde! Tudo bem com você?
Estou tentando estabelecer a conexão entre o Power BI e o SQL, conforme orientado nas aulas, porém estou me deparando com o erro abaixo:
Olá, Stéfano! Como vai?
Sinto muito que você esteja tendo problemas para estabelecer a conexão entre o Power BI e o SQL. É possível que o serviço MySQL tenha sido desativado. Portanto, peço que faça algumas verificações:
Na tela que se abrir, procure por MYSQL80:

Clique com o botão direito em cima desse serviço e clique em Iniciar.
Caso tenha inicializado com sucesso, você verá o status escrito "Em Execução":

Feito isso, tente novamente fazer a conexão.
Caso o problema persista, tente desinstalar o Power Bi e instalar o arquivo executável que fica no site da Microsoft:
Stéphano, fico à disposição, caso surja algum problema.
Espero ter ajudado.
Abraços e bons estudos!
Bom dia, Monalisa.
Segui as orientações indicadas, mas infelizmente o problema ainda persiste.
Em Serviços, não localizei a opção MYSQL80, mas encontrei a opção MYSQL57, a qual fiz o procedimento de iniciar, deixando em execução.
Feito isso, tentei realizar a conexão com o banco de dados, mas o mesmo erro se repetiu. Desta forma, desinstalei e instalei novamente o Power BI, conforme orientado, mas ao tentar se conectar ao banco de dados o mesmo erro se repetiu.
Problemas com essa conexão são bem comuns aqui no fórum e o curso está causando muito transtorno para mim também. Fiquei HORAS tentando instalar a versão 8.0.33, conforme tutorial disponível no "Preparando o ambiente: MySQL Workbench". Instalei e desinstalei pelo menos 5 vezes até conseguir ajuda de um terceiro para solucionar esse problema e poder continuar o curso.
Aí avanço um pouco mais e encontro mais um problema causado pelas instruções da Alura e o pessoal da Alura tem recomendado instalar a versão 8.0.16...
Esse instala e desinstala está prejudicando meu computador e mesmo assim não consigo avançar no aprendizado. Eis a mensagem:
Olá, Stéfano e Thaissa, tudo bem?
Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas pela demora na obtenção de um retorno.
Stéfano, observei que a versão do MySQL que você está utilizando é a 5.7, o que pode estar gerando incompatibilidades com o Power BI. Portanto, recomendo que você instale a versão mais recente do software. Ao fazer a desinstalação é necessário apagar resquícios da instalação antiga. Para isso, você pode acessar esse passo a passo.
Thaissa, notei que você não está logada na sua conta, recomendo fazer ao login para evitar problemas. O erro que você está enfrentando parece indicar a necessidade de alguns componentes adicionais, que pode não ter vindo na sua instalação. Sugiro que você clique em "Saber mais" para identificar qual é o componente faltante e proceda com o download. Além disso, para podermos prestar assistência de forma mais eficaz, peço gentilmente que crie um novo tópico.
Espero ter ajudado e fico à disposição.
Abraço.