4
respostas

Erro: Não é possível estabelecer conexão

Boa tarde! Tudo bem com você?

Estou tentando estabelecer a conexão entre o Power BI e o SQL, conforme orientado nas aulas, porém estou me deparando com o erro abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Olá, Stéfano! Como vai?

Sinto muito que você esteja tendo problemas para estabelecer a conexão entre o Power BI e o SQL. É possível que o serviço MySQL tenha sido desativado. Portanto, peço que faça algumas verificações:

• Na aba de pesquisa do Windows, digite o termo "serviços". Em seguida, clique em "Abrir"

• Na tela que se abrir, procure por MYSQL80:

Mysql80 nos serviços do windows

• Clique com o botão direito em cima desse serviço e clique em Iniciar.

• Caso tenha inicializado com sucesso, você verá o status escrito "Em Execução":

Status do Mysql na máquina

Feito isso, tente novamente fazer a conexão.

Caso o problema persista, tente desinstalar o Power Bi e instalar o arquivo executável que fica no site da Microsoft:

Stéphano, fico à disposição, caso surja algum problema.

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Bom dia, Monalisa.

Segui as orientações indicadas, mas infelizmente o problema ainda persiste.

Em Serviços, não localizei a opção MYSQL80, mas encontrei a opção MYSQL57, a qual fiz o procedimento de iniciar, deixando em execução.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeFeito isso, tentei realizar a conexão com o banco de dados, mas o mesmo erro se repetiu. Desta forma, desinstalei e instalei novamente o Power BI, conforme orientado, mas ao tentar se conectar ao banco de dados o mesmo erro se repetiu.

Problemas com essa conexão são bem comuns aqui no fórum e o curso está causando muito transtorno para mim também. Fiquei HORAS tentando instalar a versão 8.0.33, conforme tutorial disponível no "Preparando o ambiente: MySQL Workbench". Instalei e desinstalei pelo menos 5 vezes até conseguir ajuda de um terceiro para solucionar esse problema e poder continuar o curso. Aí avanço um pouco mais e encontro mais um problema causado pelas instruções da Alura e o pessoal da Alura tem recomendado instalar a versão 8.0.16... Esse instala e desinstala está prejudicando meu computador e mesmo assim não consigo avançar no aprendizado. Eis a mensagem: Iprint da tela do Power BI dizendo que antes de ser usado, o conector exige que um ou mais componentes adicionais sejam instalados

Olá, Stéfano e Thaissa, tudo bem?

Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas pela demora na obtenção de um retorno.

Stéfano, observei que a versão do MySQL que você está utilizando é a 5.7, o que pode estar gerando incompatibilidades com o Power BI. Portanto, recomendo que você instale a versão mais recente do software. Ao fazer a desinstalação é necessário apagar resquícios da instalação antiga. Para isso, você pode acessar esse passo a passo.

Thaissa, notei que você não está logada na sua conta, recomendo fazer ao login para evitar problemas. O erro que você está enfrentando parece indicar a necessidade de alguns componentes adicionais, que pode não ter vindo na sua instalação. Sugiro que você clique em "Saber mais" para identificar qual é o componente faltante e proceda com o download. Além disso, para podermos prestar assistência de forma mais eficaz, peço gentilmente que crie um novo tópico.

Espero ter ajudado e fico à disposição.

Abraço.