Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Erro na variável PATH

Bom dia pessoal

Eu tentei configurar a variável PATH, conforme foi orientado mas eu devo ter feito alguma coisa de errado. Agora não consigo executar nenhum comando. Exemplo:

ls
Comando 'ls' está disponível em '/bin/ls' 
O comando não foi localizado porque '/bin' não está incluído na variável de ambiente PATH.
ls: comando não encontrado

Consigo restaurar a variável PATH?

5 respostas
solução!

Wagner! Se você está fazendo isso no arquivo .bashrc, basta comentar (colocando um # antes) a linha em que exporta a variável PATH através de qualquer editor de texto. Se não consegue usar o GEdit, tente chamar ele pelo caminho completo:

$ /usr/bin/gedit .bashrc &

Depois, poste aqui a linha comentada para que eu possa te indicar o que aconteceu de errado.

Oi Marcos, eu fiz o que você orientou e consegui executar os programas padrões do Linux. Eu não desci até o final do arquivo e acabei colocando o comando dentro de uma outra estrutura.

Funcionou direitinho, muito obrigado!

Só mais algumas dúvidas, a variável PATH ficou apenas com a instrução que passei. Não deveria aparecer o restante do código que já existia no arquivo?

gedit .bashrc &

PATH=$PATH:/home/wagner/workspace

E referente ao arquivo .bashrc, todo usuário tem o seu arquivo .bashrc? No caso, se eu quiser que o usuário jose também execute o comando "oi" eu teria que fazer todo o processo novamente que foi explicado nesse tópico?

sobre o .bashrc, sim, cada usuário tem o seu próprio arquivo e deve refazer as configurações, a princípio. você pode copiar as configurações de um pro outro ou ate o próprio arquivo inteiro se quiser.

sobre o PATH, rode o comando echo $PATH e poste aqui o resultado?

Wagner, se você quiser fazer uma alteração no bashrc e que seja replicada para todos os usuários, você pode alterar o arquivo /etc/bashrc.

Whaaaat, muito bom, obrigado por essa informação!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software