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Erro na na linha (yRaquete = constrain (yRaquete, 10, 300); )

Esta dando erro na linha 75 mas não consigo identificar, alguém poderia me axilar?

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let constrain;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
}

function mostraBolinha() {
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x, y) {
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

// Vamos limitar a movimentação da raquete para que ela não ultrapasse as bordas:
 yRaquete = constrain (yRaquete, 10, 300);

function verificaColisaoRaquete(x, y) {
  colidiu = collideRectCircle(
    x,
    y,
    raqueteComprimento,
    raqueteAltura,
    xBolinha,
    yBolinha,
    raio
  );
  if (colidiu) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
  velocidadeYOponente =
    yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}

yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 10, 300);
1 resposta

Opa Isabela, tudo certo?

O constrain() é uma função já existente no p5.js visando limitar um parâmetro. Sendo assim, ao utilizar o constrain(), não precisamos declarar o termo como variável ou função, podemos apenas usá-lo definindo seus parâmetros.

//podemos apagar a variável:
let constrain;

Outro ponto importante é o escopo em que trabalharemos com o constrain(), usamos dentro das suas respectivas funções de movimento para que a partir do movimento haja a constrição, a atribuição da função fora do escopo do movimento pode causar conflitos em sua execução.

//Adicionamos para dentro das funções de movimento:
function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
  yRaquete = constrain(yRaquete, 10, 310);
}

function movimentaRaqueteOponente() {
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
    yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 10, 310);
}

Fico à disposição.

Tenha um bom dia e bons estudos.

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