1
resposta

Erro na instalação do Sql Server 2022

Estou tomando o seguinte erros durante a instalação do Sql Server 2022:

TITLE: Instalação do Microsoft SQL Server 2022

Ocorreu o seguinte erro:

O Microsoft .NET Framework 2.0 ou 4.0 deve estar instalado no computador para que o(a) Arquivos de Suporte à Instalação do Microsoft SQL Server 2022 possa ser instalado(a). Instale o .NET Framework 2.0 ou 4.0 e, em seguida, instale o(a) Arquivos de Suporte à Instalação do Microsoft SQL Server 2022.

For help, click: https://go.microsoft.com/fwlink?LinkID=2209051&ProdName=Microsoft%20SQL%20Server&EvtSrc=setup.rll&EvtID=50000&ProdVer=16.0.1000.6&EvtType=0xDF039760%25401201%25401


BUTTONS:

OK


O instalador da Sql Server 2022 me pede para instalar o Microsoft .NET Framework 4, mas quando baixo ele e tento instalar acusa que ele já está instalado (nota: estou usando o winows 11 em minha máquina)

1 resposta

Oii, Ricardo! Tudo bem?

Desculpe por demorar a te responder.

O erro acontece pelo fato de seu .NET Framework estar com uma versão não compatível ou corrompido.

Para resolver o erro, por favor, abra sua PowerShell e rode o seguinte comando:

(Get-ItemPropertyValue -LiteralPath 'HKLM:SOFTWARE\Microsoft\NET Framework Setup\NDP\v4\Full' -Name Release) -ge 394802

Caso ela retorne como "True", significa que o .NET Framework está instalado com uma versão 4.6.2 ou posterior, assim como no print abaixo:

Imagem da PowerShell rodando o código citado acima e com o retorno "true"

Se ele aparecer com o True, é recomendável baixar a ferramenta da própria Microsoft de reparo ao .NET Framework, para fixá-lo:

Se ele não retornar com True, retornando com o False, recomendo:

A partir dos downloads acima, você conseguirá instalar novamente o SQL Server 2022 direitinho.

Se a dúvida persistir, estou à disposição para te ajudar a solucionar. =)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software