11
respostas

Erro na instalação do Oracle XE

O instalador não consegue terminar a instalação, abortando a execução com o seguinte erro no LOG: SEVERE: [08/01/2021 12:33:42] [FATAL] [INS-35955] O home do software do Database (C:\app\Renato\product\18.0.0\dbhomeXE) já está registrado no inventário central. Essa ferramenta só pode ser usada em um home do Database não registrado. AÇÃO: Escolha outro local como Oracle Home. INFO: [08/01/2021 12:33:42] Advice is ABORT

Como posso resolver esse problema?

11 respostas

Olá Renato, tudo bem?

Isso ocorreu devido a primeira tentativa de instalação que falhou, foi criado diretórios e registros na sua máquina, você precisa excluir todos os resquícios da primeira instalação do Oracle, você precisa excluir a pasta App criada no disco C, que é o diretório apresentado no erro: (C:\app\Renato\product\18.0.0\dbhomeXE), como também checar na pasta arquivos e programas se ainda existe alguma pasta referenciada ao Oracle.

Espero ter ajudado e bons estudos!

oi Danielle

Vou ver se consigo uma ajuda para fazer essa limpeza.

O problema é que, como estou trabalhando em Home Office, tenho outras coisas do Oracle instaladas na minha máquina, como Oracle VM, Uma outra instalação do SQL Developer.... Então não posso simplesmente excluir chaves ou vou perder muita coisa que está na minha máquina. Tenho medo de sair queimando coisas, chaves do Oracle (como manda a documentação que encontrei na Internet), e explodir com todo o trabalho feito em 2020.

Certo Renato, então você pode mudar o diretório de instalação, porém pode haver conflitos na sua máquina devido a essas outras coisas.

Existe um desinstalador para o Orecle XE?

Simplesmente não instala. retirei tudo que podia retirar, ficando somente o Oracle VM, mas mesmo assim não instalou completamente e às 21h eu desliguei meu computador.... mais e 6 horas depois de iniciar a insttalação. Porém foi instalado parcialmente, vi isso porque o SqlDeveloper reconheceu a instalação, mas o arquivo tnsname não está completo, faltando a definição do XE. Ai vem a pergunta, posso editar esse arquivo e inserir na mão essa definição? Outra pergunta, existe um canal mais rápido, sem tanta burocracia, para eu possa, definitivamente, entrar no curso?

Não existe um desinstalador para o Oracle XE.

Mesmo você criando o arquivo manualmente, o Oracle pode não funcionar, então você poderia fornecer mais detalhes? Poderia informar exatamente em qual momento a instalação trava? Você pode tirar um print e upar no Imgur e disponibilizar o link, assim poderei acessar. Não consegui compreender o que você quis dizer com Outra pergunta, existe um canal mais rápido, sem tanta burocracia, para eu possa, definitivamente, entrar no curso?, poderia explicar melhor a que canal se refere?

Explicando o -> Outra pergunta, existe um canal mais rápido, sem tanta burocracia, para eu possa, definitivamente, entrar no curso?..... Posto o questionamento e fico parado, muitas vezes por horas, esperando uma resposta que pode solucionar, ou não, meu problema. De verdade já estou bem estressado com essa coisa de não conseguir instalar o Oracle nesse computador, estando a ponto de desistir e chutar o balde, afinal estamos desde a última quinta tentando corrigir, o que parece incorrigível e resolver, não resolvendo, o que se tornou irresolvível. Nesse ponto eu já instalei e desinstalei esse SGBD umas quatro ou cinco vezes. Realmente sinto falta de uma assistência mais imediata, menos demorada. Só isso, só batendo um desânimo que me afeta profundamente. Desculpe

Olá Renato! Este é o meio de comunicação utilizado por alunos para tirarem as suas dúvidas, e sempre tentamos responder a todos o mais rápido possível, para que todos os problemas sejam resolvidos e todas as dúvidas sejam sanadas.

Renato, o seu problema é na instalação do Oracle, então para tentarmos identificar o que pode estar causando esse problema, precisamos realizar algumas verificações no seu ambiente, já que este problema pode estar sendo causado por N motivos, como incompatibilidade, conflitos devido a outras tentativas de instalações, conflitos com outros softwares instalados ou até mesmo com o próprio sistema operacional.

Então, é necessário realizar verificações na sua máquina para tentar identificar o causador do problema, já que não se sabe o que pode ser exatamente, por este motivo muitas vezes problemas de instalação levam mais tempo para serem resolvidos.

Oi Danielle, eu tenho plena consciência de que vocês se desdobram para atender os alunos, mas essa situação é muito frustrante. Conversei com algumas pessoas, tanto do Serpro, quanto colegas de outras empresas, e me disseram para tentar a versão anterior do XE, então desinstalei o 12 XE e instalei o Oracle 11 XE, pelo menos foi até o final da instalação sem problemas. Como o curso é uma introdução ao ORACLE, focado no SQL, não acredito que tenha problemas em usar uma versão simplificada, desde que consiga executar os exercícios propostos. Te peço desculpas, novamente, pela frustração, essa história de pandemia está acabando com a paciência de qualquer um. Espero ter conseguido resolver esse problema. Um grande abraço e obrigado

Oi Renato, compreendo como isso é frustrante para você, então está tudo bem. Não é possível instalar duas versões do Oracle na mesma máquina, pois gera vários conflitos, como ocorreu com você, quando fiz o curso instalei a versão 18 na minha máquina e utilizei o Virtual Box para instalar a versão 12, pois, essas são as duas versões utilizadas pelo instrutor durante a formação. Sempre indicamos que os alunos utilizem a mesma versão que o instrutor, já que pode haver diferenças entre versões e algo não funcione bem, mas o importante é que vocês consigam realizar o curso.

Espero que você consiga realizar a formação sem maiores problemas, mas qualquer coisa é só abrir um novo tópico aqui no fórum que terei o prazer em ajudar!

Bons estudos Renato!