3
respostas

Erro na instalação do oracle database.

Olá, eu não consigo instalar o oracle databese, ele sempre trava e aparece que deu erro na instalação, já vi em milhares de fórum o que pode ser, inclusive aqui na Alura e nenhum conseguiu me ajudar, já não sei mais o que fazer. E desejo me especializar no oracle database pra conseguir mudar de carreira e seguir nesse mercado. Alguém pode me ajudar? Inclusive até já formatei meu PC (pela formatação do Windows).

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade ![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

3 respostas

Oi, Paulo. Como vai?

Nossa, é estranho que você tenha até formatado e o problema não se resolve.

A maioria dos erros, num primeiro momento, acontece por alguma instabilidade na rede. Entretanto, ao tentar novamente a instalação, pode haver conflitos de arquivos com resquícios da tentativa anterior.

Além disso, o Oracle XE não é compatível com todas as versões do Windows. Com o Windows Home, por exemplo, não é possível fazer a instalação. Sugiro que você verifique se sua versão tem compatibilidade. Caso não tenha, você pode tentar utilizar uma Máquina Virtual. Com o download concluído, você precisará instalar o ambiente do Windows. Temos um Alura+ explicando sobre a instalação de um exemplo de ambiente virtual.

Caso seu Windows seja compatível, siga as orientações desse tópico para retirar todos os resquícios da sua máquina. Então, se assegure de desativar firewall e antivírus antes da instalação e executar como administrador o instalador, além de ter uma conexão de internet estável.

Se você estiver animado para começar a estudar SQL e quiser dar uma respiradinha antes de prosseguir com a instalação, o site SQL Fiddle é uma opção bem legal para praticar. Sei como pode ser cansativo e frustrante lidar com erros de instalação da Oracle, e é um processo que exige bastante cuidado.

Espero que dê tudo certo. Fico na torcida.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Acabei de verificar que meu Windows é o Windows 11 home, talvez seja isso que esteja impedindo a instalação.

Oi, Paulo!

Puxa, é isso mesmo então.

Sendo assim, Paulo, a melhor saída é a instalação de uma máquina virtual no seu ambiente para poder rodar outra versão do Windows. Que bom que descobrimos o motivo, ufa!

Um abraço. Se precisar de alguma ajudinha, conte com o fórum :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software