1
resposta

Erro na instalação do Graphviz

Meu computador é sistema operacional macOS, não estou conseguindo avançar neste caso.

O erro que aparece é este: ExecutableNotFound: failed to execute PosixPath('dot'), make sure the Graphviz executables are on your systems' PATH

1 resposta

Oii, Fernanda! Tudo bem?

O erro ocorre porque o executável dot não está no seu PATH do sistema. Para resolver esse problema, você pode seguir os seguintes passos:

  • Abra o Terminal no seu macOS.

  • Verifique, por favor, se você tem o gerenciador de pacotes Homebrew instalado. Se não tiver, você pode instalá-lo executando o seguinte comando no terminal:

    /bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)"
    
  • Após a instalação do Homebrew, você pode instalar o Graphviz executando o seguinte comando no terminal:

  • brew install graphviz
    
  • Agora você precisa adicionar o diretório onde o Graphviz foi instalado ao seu PATH do sistema. Para fazer isso, adicione a seguinte linha ao arquivo ~/.bash_profile:

    export PATH="/usr/local/opt/graphviz/bin:$PATH"
    

    Você pode abrir o arquivo ~/.bash_profile no terminal usando o seguinte comando:

    nano ~/.bash_profile
    

    Adicione a linha acima no final do arquivo, pressione Ctrl + O para salvar e Ctrl + X para sair do editor nano.

  • Após ter feito todos passos anteriores, reinicie o terminal para que as alterações no PATH sejam aplicadas.

Agora você deve conseguir fazer a instalação direitinho. :)

Se outra dúvida surgir, estou disponível aqui no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software