Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Erro na importação do CSV de minha pasta local

Estou com o seguinte problema: import pandas as pd resenha = pd.read_csv("C:/dados/imdb-reviews-pt-br.csv") resenha.head() e o erro: FileNotFoundError Traceback (most recent call last) in () 1 import pandas as pd 2 ----> 3 resenha = pd.read_csv("C:/dados/imdb-reviews-pt-br.csv") 4 resenha.head()

4 frames /usr/local/lib/python3.6/dist-packages/pandas/io/parsers.py in init(self, src, *kwds) 1889 kwds["usecols"] = self.usecols 1890 -> 1891 self._reader = parsers.TextReader(src, *kwds) 1892 self.unnamed_cols = self.reader.unnamedcols 1893

pandas/libs/parsers.pyx in pandas.libs.parsers.TextReader.cinit()

pandas/libs/parsers.pyx in pandas.libs.parsers.TextReader.setupparser_source()

FileNotFoundError: [Errno 2] File C:/dados/imdb-reviews-pt-br.csv does not exist: 'C:/dados/imdb-reviews-pt-br.csv'

Ou seja, não estou conseguindo ler o arquivo "mdb-reviews-pt-br.csv" localmente em meu computador. Já conferi e reconferi o caminho e está tudo correto. A solução que funcionou no fórum foi montar um drive no Google Drive no Colaboratory e fazer upload do arquivo.

Mas eu REALMENTE gostaria de deixar o arquivo .csv em minha pasta local e não ter de fazer upload do arquivo e ter de criar um drive no Google Drive no Colaboratory . É possível, ou os dados realmente devem estar no ambiente de processamento?

Interessante é que em outros cursos, a importação de uma url não teve problemas

3 respostas

Olá Vagner,

Você está trabalhando no Colab? Caso sim realmente não vai dar para acessar os arquivos diretamente do seu computador. Mas você pode fazer upload diretamente para o ambiente do Colab sem precisar usar o Google Drive, mas o arquivo não fica salvo permanentemente e você tem que repetir o upload depois de abrir o projeto novamente.

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar!

Oi Lucas, sim estou usando o Colab e, desde já, agradeço pelo resposta.

Se possível, gostaria de saber como fazer o upload diretamente para o ambiente do Colab, pois o que fiz foi fazer o upload utilizando a ferramenta de upload do próprio Google Drive. Antecipadamente agradeço

solução!

Opa, vou tentar explicar então o processo.

Depois que abrir o Colab e conectar, você vai no ícone de pasta que aparece na lateral esquerda:

Vai aparecer um simples navegador de arquivos mostrando os arquivos que estão na máquina do colab, e também vai ter o botão para você adicionar mais arquivos:

Depois de selecionar o seu arquivo na janela que aparecer é só esperar o upload completar e pronto! Você vai poder acessar os arquivos diretamente sem passar nenhum caminho extra. Por exemplo se foi feito o upload do arquivo imdb-reviews-pt-br.csv você pode acessar assim:

resenha = pd.read_csv("imdb-reviews-pt-br.csv")

E fica um detalhe importante, depois de fechar o Colab os arquivos não ficam salvos por muito tempo, então quando você abrir o Colab no próximo dia vai ter que repetir esse upload.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software