Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Erro na hora de executar

Quando eu executo o coodigo aparece isso:

Error: Could not find or load main class Programa
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: Programa
14 respostas

Olá Raul, tudo bem com você?

Manda o seu código pra gente dar uma olhada! Mas vendo a mensagem de erro, pode ser que falte o método main() na sua classe Programa.

Confere se a classe Programa está com o método main() dentro dela:

public class Programa {

public static void main(String[] args){

System.out.println("ola mundo");
    }
}

Testa aí e depois me avisa se funcionou!

Grande abraço e bons estudos!!

Deu o mesmo problema com o seu codigo.

Esse e meu codigo:

public class Programa {

public static void main(String[] args) {

System.out.println("ola mundo");
    }
}

Opa Raul, tudo bem?

Você havia conseguido rodar o Programa antes de usar o Eclipse através do Prompt de Comando?

Acho que sim mas não me lembro o comando feito no cmd para rodar o "Programa"

Para executar o Programa, primeiro você deve entrar dentro do diretório onde está a sua classe Java e depois executar:

javac Programa.java

Em seguida:

java Programa

Geralmente quando usamos uma IDE como o Eclipse, a própria IDE se encarrega de configurar tudo para que possamos rodar o programa sem problemas. Então é possível que algo tenha dado errado nessa configuração, tente deletar o seu projeto sintaxe-basica e criar um novo. Depois reinicie o Eclipse.

Existem outras possíveis soluções que podem resolver o problema no Eclipse, note que no canto superior da IDE você vai encontrar várias opções, uma delas se chama Project. Clicando nessa opção:

• Selecione a opção Clean... e depois clique em Clean na janela que vai abrir;

• Novamente na opção Project, verifique se a opção Build Automaticaly está ativada;

Imgur

• Por fim, clicando novamente na opção Project, clique na opção Properties. Uma nova janela irá abrir, aqui você deve procurar dentre as opção que ficam no lado esquerdo dela a opção Java Build Path e depois clicar na aba Libraries. Confere se ela está vazia exceto pela biblioteca JRE System Library, essa você deve deixar como está.

Imgur

Imgur

Minha última sugestão, com o projeto e o Programa já criados, é você clicar na setinha que fica do lado do botão Run (botão verde com uma seta branca). Depois de clicar na setinha, clique na opção Run Configurations... e confere se na aba Main está com o nome do projeto sintaxe-basica escrito abaixo de Project: e se abaixo de Main class: está o nome da sua classe (Programa). Se tudo estiver de acordo clique em Run (mesma coisa que aperta o botão verde com a seta branca).

Imgur

Imgur

Testa aí e depois me avisa se funcionou. Fico no aguardo!

Grande abraço e bons estudos!!

Quando fui tentar executar o

javac Programa.java

Deu esse erro:

error: file not found: Programa.java
Usage: javac <options> <source files>
use --help for a list of possible options

E quando tentei executar o:

java Programa

Deu esse erro:

'java-codigos' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Opa Raul, tudo bem?

Confere se você está na mesma pasta que o Programa.java usando o comando dir no Prompt de Comando. Aproveita e testa se o Windows reconhece o comando javac, assim como foi mostrado na aula de instalação do JDK no minuto 9:20.

É possível que seja preciso reinstalar o Eclipse ou conferir se as variáveis de ambiente estão devidamente configuradas como nessa aula do Paulo que eu mandei.

Fico no aguardo.

E isso que aparece:

03/11/2020  16:03    <DIR>          .
03/11/2020  16:03    <DIR>          ..
18/10/2020  08:56    <DIR>          .cache
28/10/2020  09:11    <DIR>          .conda
28/10/2020  13:14    <DIR>          .eclipse
07/05/2020  14:20    <DIR>          .MCTranscodingSDK
04/11/2020  07:42    <DIR>          .p2
18/10/2020  15:29    <DIR>          .thumbnails
28/10/2020  13:14    <DIR>          .tooling
16/10/2020  07:52    <DIR>          3D Objects
16/10/2020  07:52    <DIR>          Contacts
05/05/2020  14:02    <DIR>          Documents
03/11/2020  12:41    <DIR>          Downloads
28/10/2020  13:11    <DIR>          eclipse
29/10/2020  14:00    <DIR>          eclipse-workspace
16/10/2020  07:52    <DIR>          Favorites
12/08/2020  08:55    <DIR>          Google Drive
16/10/2020  07:52    <DIR>          Links
16/10/2020  07:52    <DIR>          Music
18/07/2020  11:17    <DIR>          MyFirstGame
04/11/2020  07:39    <DIR>          OneDrive
10/08/2020  10:08    <DIR>          Pictures
16/10/2020  07:52    <DIR>          Saved Games
16/10/2020  07:52    <DIR>          Searches
28/10/2020  08:55    <DIR>          source
29/10/2020  12:19    <DIR>          Videos
               0 arquivo(s)              0 bytes
              26 pasta(s)   32.781.045.760 bytes disponíveis

Opa Raul! Para você conseguir compilar (javac Programa.java) e executar (java Programa) o Programa, você precisa estar no mesmo diretório que o arquivo. Aparentemente, o Programa.java não está nesse diretório e nem a pasta codigo-java onde deveria ficar o Programa.java. Dá uma olhada nos vídeos da aula anterior, lá o Paulo faz o passo a passo desde a configuração das variáveis de ambiente, passando pela criação da pasta codigo-java no Disco Local (C:), até a criação, compilação e execução do Programa.java.

A pasta que você está tentando acessar é o seu diretório de usuário, você teria que criar o arquivo Programa.java aí dentro para poder executar. Mas como também não funcionou no Eclipse, eu acredito que o problema esteja na configuração das variáveis de ambiente, por isso a motivação para rever as aulas anteriores.

Mas, o Programa.java esta dentro de uma pasta chamada java-codigos no computador(c:)

Olá Raul, para que os comandos javac e java funcionem, você precisa estar dentro da pasta java-codigos no Prompt de Comando.

Se você abrir o Prompt e estiver no seu diretório de usuário (no meu caso é C: \Users\thiago), execute o comando cd .. duas vezes para voltar para o Disco Local (C:) e depois execute o comando cd java-codigos para entrar na pasta. Se o JDK estiver configurado corretamente na sua máquina, os comandos javac Programa.java e java Programa devem funcionar!

FUNCIONOUUUUUUUUUUU!!!!!!

Mas continnua dando o erro memo fazendo o que voce e falou nos outros topicos no eclipse da o mesmo erro

solução!

BOAA RAUL!!!!

Pelo menos já tivemos progresso! Como você teve acesso aos comandos, o JDK provavelmente está configurado corretamente nas variáveis de ambiente. Então só resta entender o porquê do Eclipse estar dando esse erro:

Error: Could not find or load main class Programa Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: Programa

Para falar a verdade, esse é um erro bem incomum se tratando de IDEs. Já que geralmente o Eclipse já faz todo o trabalho de configurar seu projeto certinho.

Minha hipótese é que quando nós mexemos no eclipse.ini para fazer com que o Eclipse reconhecesse a JVM, nós quebramos alguma coisa (o que eu duvido já que nós só adicionamos um parâmetro) ou ele já veio com algum arquivo corrompido. Minha recomendação é que você reinstale o Eclipse, isso porque no tópico anterior nós vimos que o eclipse.ini veio sem alguns parâmetros importantes como o "-vm" que deveria apontar para a pasta bin do JDK. Então só confere se o final do seu eclipse.ini está mais ou menos assim (caso sua versão do Java seja diferente, basta fazer as alterações no arquivo):

-vm
C:/Program Files/Java/jdk-1.8/bin <- caminho do seu bin
-vmargs
-Dosgi.requiredJavaVersion=1.8 <- versão do seu JDK
-Dosgi.instance.area.default=@user.home/eclipse-workspace
-XX:+UseG1GC
-XX:+UseStringDeduplication
--add-modules=ALL-SYSTEM
-Dosgi.requiredJavaVersion=1.8 <- versão do seu JDK
-Dosgi.dataAreaRequiresExplicitInit=true
-Xms256m
-Xmx2048m
--add-modules=ALL-SYSTEM

Se mesmo estando assim o erro persistir, acredito que estou sem outras soluções. E o erro provavelmente foi causado pelo Eclipse por conta de algum erro nos arquivos dele... mas isso é só uma hipótese.