Quando eu rodei, não funcionou. Primeiro que no curso inicial do Flutter no Android Studio, pularam a parte de como fazer emulador.
Quando eu rodei, não funcionou. Primeiro que no curso inicial do Flutter no Android Studio, pularam a parte de como fazer emulador.
Olá, Tae, como vai?
O erro que aparece na imagem, ele aponta que há um problema com o NDK (Native Development Kit) instalado no seu Android SDK. A mensagem informa que está faltando o arquivo source.properties dentro da pasta do NDK (C:\android_sdk\ndk\26.3.11579264). Isso pode indicar que o NDK não foi instalado corretamente.
Algumas orientações:
Abra o Android Studio e vá até o menu:
Tools > SDK Manager > SDK Tools
Marque a opção NDK (Side by side) e clique em Apply para garantir que o NDK seja instalado corretamente.
Após isso, reinicie o Android Studio e tente rodar o projeto novamente.
Sobre o curso inicial de Flutter que foi mencionado, poderia me enviar o link dele? Assim eu posso avaliar e preparar um material melhor direcionado para a configuração do emulador.
Espero ter ajudado!
Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.
Abraços :)
Olá! Então, eu ajustei o NDK, e mesmo assim está dando erro :(
aqui está o link do curso: https://cursos.alura.com.br/course/flutter-widgets-stateless-stateful-imagens-animacoes/task/108007
Oi, Tae.
Você consegue subir o seu projeto no GitHub? Eu tento executar ele aqui e assim posso avaliar melhor o que pode estar acontecendo. Sobre a configuração do emulador, o instrutor demonstra o passo a passo nessa atividade a partir do minuto 6:55
.
Fico no aguardo e a disposição
Oi, Tae.
No repositório está somente o arquivo main.dart
, eu preciso do projeto completo para poder tentar reproduzir o mesmo erro:
Com exceção das pastas .dart_tool
e .idea
, e do arquivo .gitignore
, todo o restante você pode colocar no repositório.
Olá, Tae.
Acessando o link que me enviou, aparece uma página de Page not found, eu conferi o seu perfil no github e também não encontrei o repositório por lá, acredito que ele esteja privado. Peço que mude a visibilidade para público, por favor.
pronto!
Oi, Tae.
Está faltando as pastas, somente a dart_tools
e a idea
que eram para ser omitidas, eu subi esse repositorio com o projeto do zero pra você ter como exemplo. Tente subir os seus arquivos da mesma forma que eu fiz, assim eu consigo testar o seu projeto aqui.
Inclusive, acho que também é válido testar esse projeto do meu repositório se possível, aqui eu executei ele em um emulador com a API 36 e está funcionando normalmente.
Oi, Tae.
Seu projeto rodou normalmente aqui no meu PC, o que me leva a acreditar que possa realmente ter acontecido algum problema durante a instalação/configuração do NDK pelo Android Studio.
Vou te pedir para fazer o seguinte teste. Primeiro, com o AS fechado, acesse a pasta C:\android_sdk\ndk\
que onde estão os arquivos referentes ao NDK, se houver alguma pasta em que o nome sejam vários números, delete elas. Nesse ponto, repita o processo de instalação do NDK conforme eu havia sugerido na minha primeira mensagem, o próprio AS fará a instalação do NDK, quando for concluído, tente novamente rodar a aplicação.
Uma segunda alternativa que eu testei e funcionou, foi simplesmente comentar a linha que define a versão do NDK, assim você também força o AS a buscar uma versão compatível do NDK para o seu projeto, você só precisa adicionar duas barras na linha 11 do arquivo build.gradle.kts
que está na pasta android
.
Parece que a segunda solução deu certo!! obrigado!
O erro na execução do projeto main_dart no emulador indica uma falha na construção (Build failed with an exception). A causa principal parece ser um problema na configuração do projeto relacionado ao NDK (Native Development Kit) do Android, especificamente a ausência do arquivo source.properties no diretório do NDK em C:\android_sdk\ndk\26.3.11579264. A mensagem sugere usar as opções --stacktrace, --info ou --debug para obter mais detalhes, ou --scan para insights completos. Para solucionar, você pode verificar a instalação do NDK e a presença do arquivo source.properties, sincronizar o projeto Gradle ou tentar limpar e reconstruir o projeto Flutter.