Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Erro na execução do projeto main_dart no emulador

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Quando eu rodei, não funcionou. Primeiro que no curso inicial do Flutter no Android Studio, pularam a parte de como fazer emulador.

13 respostas

Olá, Tae, como vai?

O erro que aparece na imagem, ele aponta que há um problema com o NDK (Native Development Kit) instalado no seu Android SDK. A mensagem informa que está faltando o arquivo source.properties dentro da pasta do NDK (C:\android_sdk\ndk\26.3.11579264). Isso pode indicar que o NDK não foi instalado corretamente.

Algumas orientações:

Abra o Android Studio e vá até o menu:

Tools > SDK Manager > SDK Tools

Marque a opção NDK (Side by side) e clique em Apply para garantir que o NDK seja instalado corretamente.

Imagem de uma janela de configurações do Android Studio, exibindo as configurações do SDK com opções e seu status de instalação destacado.

Após isso, reinicie o Android Studio e tente rodar o projeto novamente.

Sobre o curso inicial de Flutter que foi mencionado, poderia me enviar o link dele? Assim eu posso avaliar e preparar um material melhor direcionado para a configuração do emulador.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá! Então, eu ajustei o NDK, e mesmo assim está dando erro :(

aqui está o link do curso: https://cursos.alura.com.br/course/flutter-widgets-stateless-stateful-imagens-animacoes/task/108007

Oi, Tae.

Você consegue subir o seu projeto no GitHub? Eu tento executar ele aqui e assim posso avaliar melhor o que pode estar acontecendo. Sobre a configuração do emulador, o instrutor demonstra o passo a passo nessa atividade a partir do minuto 6:55.

Fico no aguardo e a disposição

Oi, Tae.

No repositório está somente o arquivo main.dart, eu preciso do projeto completo para poder tentar reproduzir o mesmo erro:

Uma estrutura de diretório de arquivo para um projeto Flutter chamado "curso_1_aula_2", exibindo várias pastas como android, ios e web

Com exceção das pastas .dart_tool e .idea, e do arquivo .gitignore, todo o restante você pode colocar no repositório.

Olá, Tae.

Acessando o link que me enviou, aparece uma página de Page not found, eu conferi o seu perfil no github e também não encontrei o repositório por lá, acredito que ele esteja privado. Peço que mude a visibilidade para público, por favor.

Um personagem de desenho animado com uma capa marrom está ao lado de uma nave no deserto, com uma mensagem de erro "404" sobre uma página da web ausente

pronto!

Oi, Tae.

Está faltando as pastas, somente a dart_tools e a idea que eram para ser omitidas, eu subi esse repositorio com o projeto do zero pra você ter como exemplo. Tente subir os seus arquivos da mesma forma que eu fiz, assim eu consigo testar o seu projeto aqui.

Inclusive, acho que também é válido testar esse projeto do meu repositório se possível, aqui eu executei ele em um emulador com a API 36 e está funcionando normalmente.

acho que consegui carregar os arquivos. vê se foi!

https://github.com/chugntae/teste_main.dart.git

solução!

Oi, Tae.

Seu projeto rodou normalmente aqui no meu PC, o que me leva a acreditar que possa realmente ter acontecido algum problema durante a instalação/configuração do NDK pelo Android Studio.

Vou te pedir para fazer o seguinte teste. Primeiro, com o AS fechado, acesse a pasta C:\android_sdk\ndk\ que onde estão os arquivos referentes ao NDK, se houver alguma pasta em que o nome sejam vários números, delete elas. Nesse ponto, repita o processo de instalação do NDK conforme eu havia sugerido na minha primeira mensagem, o próprio AS fará a instalação do NDK, quando for concluído, tente novamente rodar a aplicação.

Uma segunda alternativa que eu testei e funcionou, foi simplesmente comentar a linha que define a versão do NDK, assim você também força o AS a buscar uma versão compatível do NDK para o seu projeto, você só precisa adicionar duas barras na linha 11 do arquivo build.gradle.kts que está na pasta android.

A imagem mostra uma interface de codificação com um arquivo 'build.gradle.kts' destacado em um projeto Android, junto com um aplicativo de demonstração do Flutter em uma tela móvel

Parece que a segunda solução deu certo!! obrigado!

O erro na execução do projeto main_dart no emulador indica uma falha na construção (Build failed with an exception). A causa principal parece ser um problema na configuração do projeto relacionado ao NDK (Native Development Kit) do Android, especificamente a ausência do arquivo source.properties no diretório do NDK em C:\android_sdk\ndk\26.3.11579264. A mensagem sugere usar as opções --stacktrace, --info ou --debug para obter mais detalhes, ou --scan para insights completos. Para solucionar, você pode verificar a instalação do NDK e a presença do arquivo source.properties, sincronizar o projeto Gradle ou tentar limpar e reconstruir o projeto Flutter.