Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Erro na criação do banco de dados

CREATE DATABASE SUCOS_VENDAS_01
CREATE DATABASE SUCOS_VENDAS_02
ON (NAME=SUCOS_VENDAS_DAT, FILENAME='C:\Temp\DATA\SALES_VENDAS_02.MDF', SIZE=10, MAXSIZE=50, FILEGROWTH=5)
LOG ON(NAME=SUCOS_VENDAS_LOG, FILENAME='C:\Temp\DATA\SALES_VENDAS_02.LDF', SIZE=10, MAXSIZE=50, FILEGROWTH=5)

A mensagem de erro é:Msg 1801, Level 16, State 3, Line 1 O banco de dados 'SUCOS_VENDAS_01' já existe. Escolha um nome de banco de dados diferente. Msg 1801, Level 16, State 3, Line 2 O banco de dados 'SUCOS_VENDAS_02' já existe. Escolha um nome de banco de dados diferente.

Entendi que não é possível criar outro banco de dados com mesmo nome no mesmo repositório, mas como faço com o banco de dados SUCOS_VENDAS_01? Onde ele foi criado?

O curioso é que tentei criar o banco de dados na pasta C:\USERS\DOCUMENTS\DATA mas retornou erro como se o comando não tivesse permissão de criar o banco de dados nessa pasta, apesar de eu ter criado esse repositório.

2 respostas

Olá Nailson, tudo certo?

O problema está nestes dois pontos do código: ON (NAME=SUCOS_VENDAS_DAT e LOG ON(NAME=SUCOS_VENDAS_LOG.

Acredito que neste ponto ocorre este problema.

Faça alteração nestes nomes e veja se funciona.

No aguardo!

solução!

Olá NAILSON, tudo bem? Como o erro diz que os bancos de dados já existem, então precisamos verificar se eles estão sendo mostrados no pesquisador de objetos, para isso, você deve clicar no botão "Atualizar" ou usar o atalho "F5" do seu teclado e depois expandir a pasta "Banco de dados" clicando sobre o botão " + " que fica do lado esquerdo do nome. Verifica se aparece o banco de dados SUCOS_VENDAS_01 e o banco SUCOS_VENDAS_02 na lista, se sim, você pode clicar com o botão direito do mouse, e clicar na opção excluir em ambos os bancos e depois tentar realizar o processo novamente.

Outra alternativa é excluir os arquivos dos bancos de dados manualmente na pasta DATA do próprio SQL Server, esses arquivos geralmente ficam localizados na pasta:

C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL14.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA

Nela você deve notar que existem bancos de dados com os respectivos nomes: SUCOS_VENDAS_01 e SUCOS_VENDAS_02, você pode excluir-los manualmente e tenta realizar o procedimento novamente. Tenta novamente, caso não funcione colocar aqui para gente poder ajudar!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software