PRECISO SOLUCIONAR ESSE ERRO NA CONEXÃO PARA DAR CONTINUIDADE NA AULA
PRECISO SOLUCIONAR ESSE ERRO NA CONEXÃO PARA DAR CONTINUIDADE NA AULA
Opa Bruno, como vai?
Esse erro geralmente ocorre quando há problemas na conexão com o banco de dados. Algumas possíveis causas são problemas de rede, configurações incorretas ou até mesmo o banco de dados não estar em execução.
Vou deixar aqui algumas possíveis soluções:
Conferindo o nome do localhost
Vá até o arquivo listener
, dentro da pasta que está a instalação Oracle no seu computador. O caminho é algo mais ou menos assim:
C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample
Abra o arquivo com bloco de notas e verifique o nome do HOST do listener:
LISTENER =
# (ADDRESS_LIST=
# (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=localhost)(PORT=1521))
# (ADDRESS=(PROTOCOL=ipc)(KEY=PNPKEY)))
No meu caso, é localhost
, mesmo, mas em algumas situações estará o IP. Se o seu estiver diferente, copie e cole no campo host
na janela de nova conexão do Oracle.
Verificando se o LISTENER está em execução no servidor
bin
dentro da pasta dbhomeXE
. Esse é nome da pasta da versão Express Edition. Caso você esteja com outra versão, ou em um sistema operacional diferente, pode ser que as pastas estejam organizadas de outra forma. O meu caminho, por exemplo, é C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\bin
lsnrctl status
e pressione Enter. Isso irá exibir o status do serviço TNSListener.lsnrctl start
e pressione Enter para iniciar o serviço.Caso ainda não dê certo, verifique se as credenciais de autenticação fornecidas (nome de usuário e senha) estão corretas.
Espero que alguma das opções seja a solução, Bruno, e que você possa seguir tranquilamente seus estudos.
Abraços.