1
resposta

ERRO NA CONEXÃO

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadePRECISO SOLUCIONAR ESSE ERRO NA CONEXÃO PARA DAR CONTINUIDADE NA AULA

1 resposta

Opa Bruno, como vai?

Esse erro geralmente ocorre quando há problemas na conexão com o banco de dados. Algumas possíveis causas são problemas de rede, configurações incorretas ou até mesmo o banco de dados não estar em execução.

Vou deixar aqui algumas possíveis soluções:


Conferindo o nome do localhost

Vá até o arquivo listener, dentro da pasta que está a instalação Oracle no seu computador. O caminho é algo mais ou menos assim:

  • C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample

Abra o arquivo com bloco de notas e verifique o nome do HOST do listener:

LISTENER =
#  (ADDRESS_LIST=
#	(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=localhost)(PORT=1521))
#	(ADDRESS=(PROTOCOL=ipc)(KEY=PNPKEY)))	

No meu caso, é localhost, mesmo, mas em algumas situações estará o IP. Se o seu estiver diferente, copie e cole no campo host na janela de nova conexão do Oracle.


Verificando se o LISTENER está em execução no servidor

  • Abra o prompt de comando como administrador.
  • Navegue até a pasta bin dentro da pasta dbhomeXE. Esse é nome da pasta da versão Express Edition. Caso você esteja com outra versão, ou em um sistema operacional diferente, pode ser que as pastas estejam organizadas de outra forma. O meu caminho, por exemplo, é C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\bin
  • Digite o comando lsnrctl status e pressione Enter. Isso irá exibir o status do serviço TNSListener.
  • Se o serviço estiver parado, digite o comando lsnrctl start e pressione Enter para iniciar o serviço.

Caso ainda não dê certo, verifique se as credenciais de autenticação fornecidas (nome de usuário e senha) estão corretas.

Espero que alguma das opções seja a solução, Bruno, e que você possa seguir tranquilamente seus estudos.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!