1
resposta

Erro na colisão

Meu código está com um erro na colisão e creio que seja por conta da biblioteca, mas não sei como arrumar e isso faz com que o jogo fique travado:

O código:

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 13;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let ponto;
let raquetada;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, 
      raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar(){
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(150, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 170, 26);
  fill(color(255, 140, 0));
  rect(450, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}


Aparece uma mensagem de erro nessa função:

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}
1 resposta

Oi Pedro! Tudo bem por aí?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Sua função está correta, provavelmente ouve alguma falha na instalação da biblioteca. Aqui está o passo a passo para a instalação correta:

  • Ir para https://editor.p5js.org/,
  • Clicar em ”Help & Feedback > Reference > Libraries";
  • Buscar por "p5.collide2d";
  • Acessar o repositório no Github da Biblioteca;
  • Selecionar o arquivo "p5.collide2d.js";
  • Fazer o download desse código zipado;
  • Descompactar o zip em uma pasta de sua preferência;
  • No p5.js, clicar na setinha em "sketch files”;
  • Selecionar "Upload file";
  • Adicionar o arquivo "p5.collide2d.js" ;
  • Clicar em "Open";
  • Adicionar <script src="p5.collide2d.js"></script> ao index.html, para que nosso arquivo seja lido.

Dentro do P5.JS, esse é o caminho a ser feito:

gif da tela do p5.js. Na parte esquerda da tela, logo abaixo dos botões de play e stop, há a opção "sketch files" e a seta ao lado é clicada. Surge um menu com três opções, em inglês: criar pasta, criar arquivo e subir arquivo. A última opção, subir arquivo, é selecionada. No meio da tela abre uma janela. O mouse clica no meio da janela e o navegador de arquivos abre. O arquivo de p5.collide2d é selecionado com dois cliques, o explorador de arquivos fecha e no meio da janela que abriu antes há um símbolo de carregamento. O mouse clica no x para fechar a janela de carregamento de arquivo e mostra que o arquivo está presente abaixo de "sketch files"

E, na página index.html, a linha de código de identificação do arquivo fica entre a tag <body>, assim:

</head>
    <body>
     <main>
     </main>
     <body>
          <script src="sketch.js"></script>
          <script src="p5.collide2d.js"></script>
    </body>
</body>
</html>

Espero que tenha dado tudo certo aí, Pedro! Qualquer coisa me avisa.

Forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software