1
resposta

Erro na aula 4 quando utilizei o SVC

Quando fui executar o codigo da Aula 4 com o SVC, no trecho do Z = modelo.predict(pontos) apareceu o erro -> NotFittedError: This SVC instance is not fitted yet. Call 'fit' with appropriate arguments before using this estimator.

1 resposta

Oi, Vinicius! Tudo bem com você?

Esse erro informa que o modelo não foi treinado com o .fit() no código e por isso não consegue prever. Mas, considerando que existe no seu código a parte em que o modelo é treinado, eu acredito que o seu Kernel ficou inativo e isso faz com que o código montado anteriormente seja "esquecido". Então, para solucionar esse problema, basta apenas reexecutar o código, ou seja, reiniciar a aplicação e rodar tudo outra vez. Para o Colab e o Jupyter a forma de reiniciar e rodar o código são bem semelhantes vou mostrar aqui para os dois casos:

Google Colab

Na barra superior de opções, selecione a opção "Ambiente de execução" e depois clique em "Reiniciar e executar tudo":

Alt text: Barra superior de opções do ambiente do Google Colab com um retângulo de contorno vermelho sem preenchimento que enfatiza a opção "Ambiente de execução" e uma seta vermelha aponta para a opção "Reiniciar e executar tudo".

Jupyter Notebook

Na barra superior de opções, selecione a opção "Kernel" e depois clique em "Restart & Run All":

Alt text: Barra superior de funções do Jupyter Notebook, com um retângulo vermelho sem preenchimento destacando a opção Kernel, uma seta vermelha apontando para a opção Restart & Run All.

Mas caso não o erro persista, verifique no seu código a existência do método fit bem como mostrado na aula Testando em duas dimensões.

Eu espero ter te ajudado! Se o problema persistir ou surgir outra dúvida não hesite em informar aqui, estarei à disposição.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!