1
resposta

Erro: make: *** [Makefile:1947: imap-send.o] Erro 1

O meu caso é diferente do que aparece na aula. Para mim, aparece o seguinte, além do erro do título: imap-send.c:885:11: error: storage size of ‘hmac’ isn’t known 885 | HMAC_CTX hmac

  • Que eu faço ?
  • Aliás, o git já está instalado no meu Ubuntu, mas que significa esse erro ? Como saber o que exatamente fazer quando variações desses erros acontecem ?
1 resposta

Olá Adriano! Tudo certo? Espero que sim.

Desculpe pelo atraso no retorno.

O que pode estar acontecendo é a necessidade da instalação de algumas dependências.

Tente usar os seguintes códigos para instalar algumas dependências que geralmente podem gerar problemas:

sudo apt-get install dh-autoreconf libcurl4-gnutls-dev libexpat1-dev gettext libz-dev libssl-dev
sudo apt install -y zlib1g-dev libncurses5-dev libssl-dev build-essential libreadline-dev git dh-exec

 

Entender que tipo de erro está acontecendo é algo que depende muito de cada contexto, porém, geralmente, o terminal fornece uma resposta indicando uma possível solução. Vamos usar o exemplo do professor na aula:

Print retirado do terminal do professor, logo apos a tentativa do comando 'make' e mostrando a mensagem de erro.

Perceba que na última linha da mensagem de erro está escrito: make: *** [credential-store.o] Error 1. O que nos indica que existe apenas um erro. Algumas linhas acima existe a mensagem: fatal error: zlib.h: No such file or directory. O que nos indica que o erro se trata da inexistência do diretório zlib.h.

Durante a aula o professor resolve essa questão a partir da procura direta do nome do diretório através do comando apt-cache search zlib, porém nem sempre isso irá solucionar o problema. Existe, por exemplo, o caso de existir uma disparidade no nome do diretório que precisa ser instalado e o mesmo pode não ser encontrado na procura.

Por isso, uma prática recorrente de desenvolvedores ao redor do mundo é recorrer a comunidades online de programadores que se dedicam a responder as mais variádas questões sobre software e tecnologia, algo muito ligado à filosofia do OpenSource. Algumas dessas comunidades estão nos seguintes sites:

Caso a questão permanecer, peço que mande uma imagem da mensagem de erro do seu terminal de comando e juntos vamos encontrar uma solução.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software