13
respostas

Erro javac - version

Ao listar o variável de sistema PATH

C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;C:\WINDOWS\system32;%JAVA_HOME%\bin;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\WINDOWS\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Lotus\Notes85;C:\Program Files (x86)\Riverbed\Steelhead Mobile\;C:\Program Files (x86)\Common Files\Siemens\System;C:\Program Files (x86)\Lotus\Notes85\;C:\Users\uidw5115\AppData\Local\Programs\Python\Python36-32\Scripts\;C:\Users\uidw5115\AppData\Local\Programs\Python\Python36-32\

A versão do jdk está instalada:

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_131\bin

13 respostas

Olá amigo, coloque

%JAVA_HOME%\bin;

antes de

C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;

Veja se funciona, abraço.

Tive que fazer e refazer diversas vezes no Win 10 - 64 Bits para funcionar. tinha até já desistido já que sempre utilizei o Eclipse como IDE.

Também não estou conseguindo fazer o javac funcionar.

A variável PATH está assim: %JAVA_HOME%\bin;C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;

O JAVA_HOME está assim: C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.8.0_131

Vejam se o diretório onde foi instalado o java não contém nenhum espaço em branco, por exemplo: Program Files (x86). Se tiver espaço em branco, coloque entre aspas duplas:

"C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.8.0_131"

O meu problema continua. O java -version funciona, mas o javac -version não. Aparece a mensagem " 'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes."

Já reinstalei o jdk para Windows 10-64Bits, pois vi que essa é a configuração correta do meu SO. O estranho é que quando entro na pasta jdk1.8.0_131 e tento executar o comando javac -version aparece o mesmo erro.

Seguem as configurações do JAVA_HOME e do Path:

JAVA_HOME:"C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_131" Path: %JAVA_HOME%\bin;C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath

Criei ambas variáveis em 'Variáveis de sistema'. É isso mesmo?

@Alessandra, pergunta: em jdk1.8.0_131\bin existe o arquivo javac.exe?

Existe, com tamanho de 16KB.

Estranho, era para estar funcionando. Tenta instalar o JDK em um diretório sem espaços para ver se funciona, exemplo:

C:\tools\Java\jdk1.8.0_121

Eu consegui resolver o problema do javac!

Meu SO é o windows 10 Pro 64 bits...

1° Passo:

  1. Variáveis de ambiente
  2. Variáveis de usuário
  3. em JAVA_HOME Editar...
  4. adicione: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_131\bin
2° Passo:

  1. Variáveis de ambiente (mesma janela)
  2. Variáveis do sistema
  3. em Path Editar... (além do %JAVA_HOME%\bin)
  4. adicione: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_131\bin
Dê ok em tudo...

Vá para o Prompt de Comando e teste:

javac -version

Pronto!

Não consigo resolver o problema com o javac, aparece o seguinte erro no DOS.

'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Qual procedimento devo adotar?

Pessoal, eu tive o mesmo problema inicialmente, mas ele foi resolvido reiniciando o computador. Provavelmente a var não pegou o valor novo e, por isso, estava dando erro.

Pessoal,eu estava com o mesmo problema de todos, ai li o que Lucas Ribeiro fez e deu certo sem reiniciar o pc. Parabens Lucas.

Deu certo com a dica do Lucas (Windows 7), mas com um adendo: no prompt, navegue até a pasta bin com o comando cd, e rode o javac -version.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software