Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Erro javac no Ubuntu

Olá,

Eu segui os passos de instalaçao do java de acordo com a apostila, os comandos javac -version e java -version retornam os seguintes textos:

javac 1.8.0_91 openjdk version "1.8.0_91" OpenJDK Runtime Environment (build 1.8.0_91-8u91-b14-3ubuntu1~16.04.1-b14) OpenJDK 64-Bit Server VM (build 25.91-b14, mixed mode)

Porém, ao executar qualquer programa.java ele da o seguinte erro:

javac: file not found: MeuProgramaModificado.java Usage: javac use -help for a list of possible options

Alguém pode me ajudar?

Utilizo Ubuntu 16.04 64bits

13 respostas

Johnny, pode dar um ls pra gente ver os nomes dos arquivos que estão no seu diretório? Cola pra gente?

solução!

ls
ALura             Documentos  examples.desktop  Modelos  Público
Área de Trabalho  Downloads   Imagens           Música   Vídeos

é isso? Eu sou novo no linux :)

É isso mesmo. E como o MeuProgramaModificado.java não está aí, o javac não vai encontrar mesmo.

Execute a chamada do compilador estando no diretório onde seu arquivo se encontra.

Para saber em que diretório você está, pode digitar pwd.

Se está ainda com problemas no linux, recomendo os cursos de linux I e II na alura!

Mas por exemplo, MeuProgramaModificado.java está em /home/user/ALura/Java no terminal eu dou um cd /home/user/ALura/Java vou pra pasta e rodo o javac MeuProgramaModificado.java e aparece o mesmo erro...

Eu ia fazer o de linux na sequencia desse Java, mas acho melhor come;ar por ele hahaha

Amigo, experimente fazer assim. Teste bem simples pra vermos se o teu ambiente está funcionando:

westeros-macbook:~/alura lossurdo$ echo "public class Teste {}" > Teste.java
westeros-macbook:~/alura lossurdo$ javac Teste.java
westeros-macbook:~/alura lossurdo$ ll Teste*
-rw-r--r--  1 lossurdo  staff   184B 21 Ago 20:09 Teste.class
-rw-r--r--  1 lossurdo  staff    22B 21 Ago 20:09 Teste.java