Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
24
respostas

erro javac

boa noite,

estou com problema na instalação e configuração do pacote java, instalei, fiz as configurações de variaveis do sistema porém quando executo o comando javac -version no prompt ele não encontra, ja tentei executar como admin, colocar atalho do javac na pasta javapath e reiniciar a maquina porem o erro persiste... alguém tem uma ideia?

valeu!

24 respostas

Você configurou a variável do ambiente como:

Nome: JAVA_HOME
Diretório: c:/diretorio/ate/o/java (sem a pasta bin)

Depois altera a variável path e adiciona

%JAVA_HOME%/bin

atenção instale o JDK na sua máquina e coloque o diretório do JDK e não o JRE.

sim, fiz exatamente dessa forma, ele diz que javac não é reconhecido como comando interno ou externo

a variavel que posso adicionar %java_home%/bin na verdade se chama PATHEXT a variavel path é uma lista de endereços como dataprogram/oracle/java/javapath e outras aplicações. uso windows 10

Andrey, Bom dia !

tenta executar o prompt de comando como administrador , e depois utilize o comando javac

bom dia, ja tentei isso e continua dando o mesmo erro...

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_77

O diretório do jdk padrão no windows 10 é este, então você está colocando diretório errado.

Verifique dentro da pasta do jdk se existe a pasta bin e existe o arquivo javac ou java, se não existir é porque está colocando diretório errado.

Este path direciona a pasta onde deve ter os arquivos que serão disponibilizados por outros programas para acesso direto, com isso devem ter eles na pasta. Da mesma forma se for disponibilizar por exemplo o tomcat para acesso direto você deve mostrar a pasta onde tem os arquivos do tomcat que fica dentro da pasta bin, exemplo tomcat8.

o diretorio que estou colocando é esse mesmo, tem a pasta bin com o arquivo java e javac. dentro do prompt o comando java funciona mas o apenas o javac não... ja tentei de tudo, nao consigo achar o erro

andrey ,

alem deste caminho :

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_77\bin;

você colocou o ponto e virgula no final dele ? é necessário colocar o ; (ponto e virgula ) no fim do caminho .

O problema seu é o PATHEXT não é este o nome da variável e sim Path. Ao clicar no Path coloque para modificar e adicione um novo, ao final você irá adicionar o %JAVA_HOME%/bin

Se colocar no diretório errado não vai funcionar mesmo não.

ah, isso mesmo danilo, adicionei o %java_home%bin ao path, confunde porque eles abrem espaços diferentes, mas agora esta funcionando o javac, valeu danilo!

Pessoal, estou com o mesmo problema, já tentei de todas as formas acima.

help-me!

solução!

Também estava tendo esse problema, então eu mudei o valor da variável, da Variável do Usuário para C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_91\bin e deu tudo certo. O cmd deu a resposta exata.

No meu caso bastou inserir a vírgula no final do caminho

Galera no meu caso quando eu coloquei o caminho:"C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_91\bin" e abria o CMD para ver a verson do "javac" não acontecia nada.

Mudei: Program File Para: Arquivos de Programas

E rodou de boa. :)

Espero te ajudado.

Abraços

Boa tarde,

estou com o mesmo problema. O javac não funciona. Existem dois campos Variaveis de usuario e Variaveis do sistema. Onde coloco oq?

Muito obrigado.

Essa dica funcionou para mim:

http://pt.stackoverflow.com/questions/86597/javac-n%C3%A3o-%C3%A9-reconhecido-como-comando-interno-ou-externo

Espero que ajude.

Obrigado

Pessoal, também estou com problema no javac, li as mensagens aqui postadas mas não consegui resolver. O erro que dá, quando digito javac - version, é:

javac não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

As minhas variáveis foram configuradas em "variáveis de ambiente" -> "Variáveis do sistema", da seguinte forma: JAVA_HOME eu tive que criar, com o valor abaixo: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_101 Path eu alterei e ficou da seguinte forma: C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Skype\Phone\;%JAVA_HOME%\bin

Alguém poderia verificar se cometi algum erro?

Pessoal, favor desconsiderar o meu post anterior. Após reiniciar a máquina o javac passou a funcionar. Obrigado pelas dicas!

Amigos, copiem o diretório do jdk ate o bin, entre na variavel de ambiente Path, e cole lá e após isso teste os comandos no seu prompt.

Ex: Path:

C:\Program Files\Java\jdk x.x.x_xx\bin

Funcionou?

Abraço!

O meu continua não funcionando! Não sei o que fazer....

Flavio, posta teus erros em outro posto do forum, melhor pra ter ajuda

Vania, Obrigado por atender, mas já consegui resolver o problema.

Obrigado.

Bom dia pessoal, mas alguém tem dúvida de como configurar o ambiente Java se sim leiam e tente executar o tutorial desse curso de Prompt que temos aqui no Alura:

https://cursos.alura.com.br/course/prompt/section/3/task/2

Você vai ficar expert em configuração de ambiente. Se ainda assim não conseguir use o Chocolatey um gerenciador de pacotes para Windows para configurar o ambiente automaticamente execute:

choco install -y jdk8;

e só segue o link do treinamento:

https://cursos.alura.com.br/course/prompt/section/4/task/2 Se conseguir ou não nos avise. Bons estudos.

Oi Andrey, se você conseguiu resolver essa questão ?Se sim, você pode marcar a resposta como solução, assim se alguém vier procurar algo relacionado a esta dúvida vai saber o que resolveu.