Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
24
respostas

erro javac

boa noite,

estou com problema na instalação e configuração do pacote java, instalei, fiz as configurações de variaveis do sistema porém quando executo o comando javac -version no prompt ele não encontra, ja tentei executar como admin, colocar atalho do javac na pasta javapath e reiniciar a maquina porem o erro persiste... alguém tem uma ideia?

valeu!

24 respostas

Você configurou a variável do ambiente como:

Nome: JAVA_HOME
Diretório: c:/diretorio/ate/o/java (sem a pasta bin)

Depois altera a variável path e adiciona

%JAVA_HOME%/bin

atenção instale o JDK na sua máquina e coloque o diretório do JDK e não o JRE.

sim, fiz exatamente dessa forma, ele diz que javac não é reconhecido como comando interno ou externo

a variavel que posso adicionar %java_home%/bin na verdade se chama PATHEXT a variavel path é uma lista de endereços como dataprogram/oracle/java/javapath e outras aplicações. uso windows 10

Andrey, Bom dia !

tenta executar o prompt de comando como administrador , e depois utilize o comando javac

bom dia, ja tentei isso e continua dando o mesmo erro...

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_77

O diretório do jdk padrão no windows 10 é este, então você está colocando diretório errado.

Verifique dentro da pasta do jdk se existe a pasta bin e existe o arquivo javac ou java, se não existir é porque está colocando diretório errado.

Este path direciona a pasta onde deve ter os arquivos que serão disponibilizados por outros programas para acesso direto, com isso devem ter eles na pasta. Da mesma forma se for disponibilizar por exemplo o tomcat para acesso direto você deve mostrar a pasta onde tem os arquivos do tomcat que fica dentro da pasta bin, exemplo tomcat8.

o diretorio que estou colocando é esse mesmo, tem a pasta bin com o arquivo java e javac. dentro do prompt o comando java funciona mas o apenas o javac não... ja tentei de tudo, nao consigo achar o erro

andrey ,

alem deste caminho :

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_77\bin;

você colocou o ponto e virgula no final dele ? é necessário colocar o ; (ponto e virgula ) no fim do caminho .

O problema seu é o PATHEXT não é este o nome da variável e sim Path. Ao clicar no Path coloque para modificar e adicione um novo, ao final você irá adicionar o %JAVA_HOME%/bin

Se colocar no diretório errado não vai funcionar mesmo não.

ah, isso mesmo danilo, adicionei o %java_home%bin ao path, confunde porque eles abrem espaços diferentes, mas agora esta funcionando o javac, valeu danilo!

Pessoal, estou com o mesmo problema, já tentei de todas as formas acima.

help-me!

solução!

Também estava tendo esse problema, então eu mudei o valor da variável, da Variável do Usuário para C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_91\bin e deu tudo certo. O cmd deu a resposta exata.

No meu caso bastou inserir a vírgula no final do caminho

Galera no meu caso quando eu coloquei o caminho:"C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_91\bin" e abria o CMD para ver a verson do "javac" não acontecia nada.

Mudei: Program File Para: Arquivos de Programas

E rodou de boa. :)

Espero te ajudado.

Abraços

Boa tarde,

estou com o mesmo problema. O javac não funciona. Existem dois campos Variaveis de usuario e Variaveis do sistema. Onde coloco oq?

Muito obrigado.

Essa dica funcionou para mim:

http://pt.stackoverflow.com/questions/86597/javac-n%C3%A3o-%C3%A9-reconhecido-como-comando-interno-ou-externo

Espero que ajude.

Obrigado

Pessoal, também estou com problema no javac, li as mensagens aqui postadas mas não consegui resolver. O erro que dá, quando digito javac - version, é:

javac não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

As minhas variáveis foram configuradas em "variáveis de ambiente" -> "Variáveis do sistema", da seguinte forma: JAVA_HOME eu tive que criar, com o valor abaixo: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_101 Path eu alterei e ficou da seguinte forma: C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Skype\Phone\;%JAVA_HOME%\bin

Alguém poderia verificar se cometi algum erro?

Pessoal, favor desconsiderar o meu post anterior. Após reiniciar a máquina o javac passou a funcionar. Obrigado pelas dicas!

Amigos, copiem o diretório do jdk ate o bin, entre na variavel de ambiente Path, e cole lá e após isso teste os comandos no seu prompt.

Ex: Path:

C:\Program Files\Java\jdk x.x.x_xx\bin

Funcionou?

Abraço!

O meu continua não funcionando! Não sei o que fazer....

Flavio, posta teus erros em outro posto do forum, melhor pra ter ajuda

Vania, Obrigado por atender, mas já consegui resolver o problema.

Obrigado.

Bom dia pessoal, mas alguém tem dúvida de como configurar o ambiente Java se sim leiam e tente executar o tutorial desse curso de Prompt que temos aqui no Alura:

https://cursos.alura.com.br/course/prompt/section/3/task/2

Você vai ficar expert em configuração de ambiente. Se ainda assim não conseguir use o Chocolatey um gerenciador de pacotes para Windows para configurar o ambiente automaticamente execute:

choco install -y jdk8;

e só segue o link do treinamento:

https://cursos.alura.com.br/course/prompt/section/4/task/2 Se conseguir ou não nos avise. Bons estudos.

Oi Andrey, se você conseguiu resolver essa questão ?Se sim, você pode marcar a resposta como solução, assim se alguém vier procurar algo relacionado a esta dúvida vai saber o que resolveu.