1
resposta

ERRO INSTALAÇÃO MYSQL UBUNTU

Tento instalar o mysql no ubuntu da minha mv, mas , no meio do processo de instalação, quando o sistema pede uma nova senha pro meu usuário root, aparece o erro: "SET PASSWORD has no significance for user 'root'@'localhost' as the authentication method used doesn´t store authentication data in My sql server. Please try use ALTER USER....

e quando aparece esse erro, o sistema me pede a nova senha do usuário root infinitamente, e não consigo nem sair com o ctrl+z ou crtl +c eu tenho que por killall -9 mysql_secure_intsallation em outro terminal pra sair disso.

por favor, me ajudem com isso, eu já tentei inúmeras vezes e sempre dá o mesmo erro!!! a alura deveria disponibilizar um tutorial de como baixar no ubuntu!

1 resposta

Olá, Lívia, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em obter retorno.

O erro que você está recebendo ocorre porque o método de autenticação que você está usando não armazena dados de autenticação no servidor MySQL. Isso significa que você precisará usar um comando diferente para alterar a senha do usuário root.

Em vez de usar o comando "SET PASSWORD", tente usar o comando "ALTER USER" para definir a nova senha do usuário root. O comando deve ser semelhante a este:

ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED WITH mysql_native_password BY 'nova_senha';

Substitua 'nova_senha' pela senha que você deseja usar. Depois de executar este comando, a senha do usuário root será definida e você poderá continuar com a instalação do MySQL.

Outra solução possível é tentar reinstalar o MySQL e definir a senha do usuário root durante o processo de instalação. Para isso, recomendo a leitura do artigo Conectando o Workbench ao MySQL no Linux

Lívia, espero ter ajudado e caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!