Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Erro inesperado na execução de macro VBA

Olá, boa tarde!

Estou me deparando com o seguinte problema:

Escrevo o código no VBA, onde aparentemente está tudo ok... Crio um botão e atribuo a macro...

Quando clico no botão para executar a macro, na maioria das vezes ela executa perfeitamente.

Mas às vezes dá erro, e aparece a mensagem erro em tempo de execução '1004' Erro de definição de aplicativo ou de definição de objeto.

Daí clico em fim, executo a macro novamente e ela funciona normalmente, sem precisar de modificações no código.

Alguém sabe me dizer o porque de às vezes dar esse erro? Porque aparentemente está tudo certo... até mesmo porque, quando clico em executar a macro novamente ela funciona...

Tô achando isso muito esquisito.

9 respostas

Oi Renato tudo bem?

Esse é erro pode ser qualquer coisa, ele fala que deu um erro genérico durante a execução da rotina. Poderia disponibilizar o arquivo excel para analisarmos melhor?

Olá, bom dia!

Tudo bem, graças a Deus!

Vou está deixando aqui embaixo o link de compartilhamento do Dropbox:

https://www.dropbox.com/s/ug3zmmm91t1lnmu/Planilha%20principal%20%2B%20dados%20auxiliares.rar?dl=0

A planilha que isso ocorre, é a que estou usando para treinar os aprendizados do curso de Excel com VBA.

Aí coloquei junto um arquivo do bloco de nota com a senha dela para abrir, além dos arquivos de Excel que são banco de dados para algumas macros de importar.

Vê se você consegue me ajudar aí... Muito estranho esse erro genérico acontecer às vezes.

Desde já, obrigado!

O erro acontece quando clica no botão Importar ou no botão Contagem?

Sim, acontece às vezes, mas como falei na maioria das vezes a macro funciona...

Isso que me deixa curioso, o porquê de uma macro que funciona, às vezes dar erro.

Estranho,não consegui ver esse erro acontecer no meu computador. Qual versão do Office está usando? Se você rodar em outro computador acontece o mesmo erro?

Esquisito mesmo...

Office 2016.

Não testei em outro computador, mesmo porque só tenho o meu notebook aqui em casa.

solução!

Então tente tratar o erro com

on error goto

https://docs.microsoft.com/pt-br/office/vba/language/reference/user-interface-help/on-error-statement

Faça com que se der erro faça novamente. Eu tinha uns problemas de banco de dados indisponível aí eu ficava tratando com o on error goto até o banco entrar.

Está bem, vou fazer isso...

Muito obrigado pela sua atenção e ajuda!

Disponha e bons estudos!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software