Estou em dúvida, não sei como resolver esse erro
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou em dúvida, não sei como resolver esse erro
Olá, Saulo! Tudo joia?
Esse erro, Illuminate\Encryption\MissingAppKeyException, geralmente ocorre quando a chave de aplicativo (APP_KEY) não está configurada corretamente no arquivo .env do seu projeto Laravel. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para tentar resolver esse problema:
Verifique o arquivo .env: certifique-se de que o arquivo .env possui uma linha começando com APP_KEY=. Se essa linha estiver vazia ou ausente, é provável que esse seja o problema.
Gerar uma nova chave de aplicativo: se a chave estiver ausente, você pode gerar uma nova usando o Artisan, a ferramenta de linha de comando do Laravel. No terminal, navegue até o diretório do seu projeto Laravel e execute o seguinte comando:
php artisan key:generate
Isso irá gerar uma nova chave e automaticamente atualizá-la no seu arquivo .env.
Limpe o cache de configuração: após gerar a chave, é uma boa prática limpar o cache de configuração para garantir que todas as alterações sejam aplicadas. Execute:
php artisan config:cache
Verifique permissões e ambiente: certifique-se de que o servidor web tem permissão para ler o arquivo .env e que você está no ambiente correto (desenvolvimento, produção, etc.).
Espero que essas dicas ajudem a resolver o erro que você está enfrentando. Bons estudos!